Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump pede pacote de socorro à indústria petrolífera dos EUA devido a queda de preços

Placeholder - loading - Imagem em 3D de uma bomba de extração de petróleo com logotipo da Opep ao fundo.  14/4/2020. REUTERS/Dado Ruvic
Imagem em 3D de uma bomba de extração de petróleo com logotipo da Opep ao fundo. 14/4/2020. REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que pediu ao seu gabinete que crie um plano para injetar dinheiro na combalida indústria petrolífera do país para ajudá-la a sobreviver ao colapso histórico no preço do petróleo.

'Jamais decepcionaremos a grande indústria de petróleo e gás dos EUA. Instruí o secretário de Energia e o secretário do Tesouro a formularem um plano que disponibilizará fundos para que estas empresas e empregos muito importantes fiquem protegidos em um futuro distante!', tuitou Trump.

Do Texas ao Wyoming, companhias de petróleo e gás norte-americanas vêm lutando para evitar a falência em meio às ordens de confinamento domiciliar e interdições dos negócios em todo o mundo em reação ao surto de coronavírus.

Os futuros de petróleo cru dos EUA desmoronaram a ponto de serem negociados em cifras negativas na segunda-feira – negociadores desesperados pagaram para se livrar de barris devido à falta de espaço de armazenamento.

Na semana passada, o secretário de Energia, Dan Brouillette, disse que está trabalhando com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para quase dobrar o limite de empréstimos disponíveis para empresas de energia de médio porte do país por meio do pacote de estímulo recém-aprovado de 200-250 milhões de dólares conhecido como Lei Cares.

Ele acrescentou que ele e Mnuchin também pretendem trabalhar com bancos reguladores na esperança de assegurar o acesso contínuo ao crédito para a indústria de petróleo e gás, que se estima dever mais de 200 bilhões de dólares a credores por meio de empréstimos lastreados em reservas de petróleo e gás.

Com o lucro despencando e os ativos perdendo valor, algumas companhias estão dizendo que podem não conseguir pagar.

A Whiting Petroleum foi a primeira grande produtora a pedir uma reformulação de sua dívida em 1º de abril. Outras, como Chesapeake, Denbury Resources e Callon Petroleum contrataram especialistas em dívidas.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mais a Rússia, anunciou recentemente cortes de produção de quase 10% do suprimento global. A demanda caiu até 30%.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os maiores produtores mundiais de petróleo podem voltar a conversar para debater mais seu acordo de produção se for necessário.

Trump anunciou planos para preencher a Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA, algo que tiraria cerca de 77 milhões de barris do mercado – ou menos de um dia de demanda global típica.

(Por Tim Ahmann e Susan Heavey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trump pede pacote de socorro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.