Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TSE inicia processo de testes de segurança das urnas eletrônicas

Placeholder - loading - 22/10/2018 REUTERS/Rodolfo Buhrer
22/10/2018 REUTERS/Rodolfo Buhrer

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu nesta segunda-feira a primeira etapa da fase de testes de segurança das urnas eletrônicas com a permissão do público de inspecionar os chamados códigos-fonte do sistema.

A corte decidiu antecipar os atos preparatórios para as eleições gerais de 2022 em meio a ataques que o tribunal vinha sofrendo nos últimos meses do presidente Jair Bolsonaro e de apoiadores que apontavam --sem provas-- que o atual sistema de votação é passível de fraudes.

Nesta segunda, segundo o TSE, os participantes pré-inscritos na fase dos testes podem realizar a inspeção nos códigos-fonte dos sistemas eleitorais. Ao todo, o tribunal recebeu a inscrição de 39 investigadores.

Os participantes terão um espaço preparado para o trabalho, na sede do TSE, em Brasília, inclusive com o custeio de passagens e diárias pelo tribunal.

Conforme o tribunal, o código-fonte de um software é um conjunto de arquivos de texto contendo todas as instruções que devem ser executadas, expressas de forma ordenada numa linguagem de programação. Essas instruções determinam o que um programa de computador deve fazer, o que ele deve apresentar e como ele deve se comportar. No caso das urnas eletrônicas, operacionalizar o registro do voto dos eleitores.

Recentemente, após pedido de sugestão ao governo, o TSE integrou um representante das Forças Armadas para fazer parte do comitê que vai acompanhar todo o processo eleitoral.

Bolsonaro, que chegou a colocar em xeque as urnas eletrônicas e ameaçou com a não realização das eleições no próximo ano, passou a dizer, nas últimas semanas, depois desse movimento do TSE, que não teria porque duvidar do sistema de votação.

O presidente defendeu a adoção do voto impresso para urnas eletrônicas, proposta que foi rejeitada pelo plenário da Câmara no início de agosto.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tse inicia processo de testes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.