Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TSE substitui 4.333 urnas eletrônicas no país e Estados registram 396 ocorrências

Placeholder - loading - Imagem da noticia "TSE substitui 4.333 urnas eletrônicas no país e Estados registram 396 ocorrências"

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Justiça Eleitoral substituiu mais de 4 mil urnas eletrônicas nas eleições deste domingo, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no quarto boletim sobre o pleito.

Foram substituídas 4.333 urnas eletrônicas, o equivalente a 0,83 por cento do total de 454.493 urnas de votação. A Justiça Eleitoral também opera 3.922 urnas específicas para registro de justificativa por eleitores que não votarão neste domingo. No total, há 65.156 urnas de contingência, segundo o TSE.

São Paulo foi o Estado com maior número de substituições de urnas, com 812 equipamentos trocados. Rio de Janeiro com 559 trocas, Minas Gerais, com 493, e Paraná, com 451, vieram em seguida. No país, 4 seções tiveram votação manual, no Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O TSE reportou um total de 396 ocorrências policiais diversas pelo país, sendo 179 delas com prisões. O Estado de Minas Gerais lidera a lista, com 54 ocorrências, sendo 29 com prisão, seguido pelo Ceará, que registrou 42 ocorrências, com 7 prisões. Não houve ocorrências envolvendo candidatos, segundo o TSE.

Na manhã deste domingo, a Advocacia-Geral da União (AGU) informou que derrubou na Justiça Eleitoral três questionamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas e pediu, no Pará, que o Judiciário assegure a garantia de direitos essenciais do eleitor.

“Trabalhamos intensamente para que tudo ocorresse em plena ordem, para que o cidadão e a cidadã exercessem o seu poder através do voto, com confiança”, avaliou a ministra-chefe da AGU, Grace Mendonça, em comunicado divulgado pela instituição. Segundo ela, há 300 profissionais da AGU em plantão até segunda-feira.

Os três processos foram iniciados no Tribunal Superior Eleitoral e no Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), e na 13ª Vara Federal do DF, segundo a AGU, questionando a inviolabilidade das urnas.

(Redação Reuters)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tse substitui 912 urnas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.