Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

TST defere liminar a favor da Petrobras que impede greve de petroleiros

Placeholder - loading - Pessoas caminham em frente à sede da Petrobras no Rio. 16/10/2019.  REUTERS/Sergio Moraes
Pessoas caminham em frente à sede da Petrobras no Rio. 16/10/2019. REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deferiu neste sábado liminar requerida pela Petrobras para impedir que petroleiros realizem greve anunciada pela categoria para a próxima segunda-feira.

O ministro Ives Gandra Martins fixou multa diária de 2 milhões de reais por entidade sindical em caso de descumprimento da determinação. O valor seria destinado à empresa.

Ao deferir o pedido, o ministro observou que a Lei de Greve considera abusiva a greve deflagrada após a celebração de acordo coletivo de trabalho (ACT), a não ser em caso de descumprimento. Em 4 de novembro, a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) assinaram acordo coletivo de trabalho mediado pela vice-presidência do TST.

'O ACT de 2019/2020 foi assinado há 18 dias, e as cláusulas cujo cumprimento se exige de imediato são de caráter programático, sem prazo específico para implementação', disse. 'Ou seja, não há prova nem tempo para o descumprimento da norma coletiva em vigor que justifique a deflagração da greve', completou o ministro no texto da liminar.

Ao deferir a liminar, Gandra Martins considerou também a essencialidade dos serviços de produção e de distribuição de combustíveis, 'em face do caráter nacional do movimento anunciado e dos prejuízos inestimáveis provocados à população em caso de desabastecimento de combustível'.

A ação preferencial da Petrobras fechou a semana em alta de 2,3%.

(Texto de José de Castro)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tst defere liminar a favor da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.