Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Turquia detém 357 suspeitos do Estado Islâmico após confronto mortal

Turquia detém 357 suspeitos do Estado Islâmico após confronto mortal

Reuters

30/12/2025

Placeholder - loading - Casa alvo de operação das forças da Turquia contra Estado Islâmico  29/12/2025   REUTERS/Umit Bektas
Casa alvo de operação das forças da Turquia contra Estado Islâmico 29/12/2025 REUTERS/Umit Bektas

ISTAMBUL, 30 Dez (Reuters) - A polícia turca ⁠deteve 357 suspeitos em uma operação nacional contra o Estado Islâmico na terça-feira, informou o ministro do Interior, um dia depois que três policiais e seis militantes foram mortos em um tiroteio no noroeste da Turquia.

O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse que as autoridades realizaram incursões em 21 províncias do país.

'Assim como nunca demos uma oportunidade àqueles que tentam colocar este país de ​joelhos com o terrorismo, também ⁠nunca lhes ⁠daremos uma oportunidade no futuro', afirmou ele no X.

Anteriormente, o gabinete da procuradoria de Istambul havia dito que a polícia invadiu 114 endereços em Istambul e em duas outras províncias, e vários materiais e documentos digitais ‌foram apreendidos.

A polícia entrou em confronto com os militantes na ​segunda-feira em um cerco de oito ‌horas em uma ​casa ​na cidade de Yalova, na costa do Mar de Mármara, ao sul de Istambul, uma semana depois que mais de 100 supostos ​membros do EI foram detidos ligados a supostos planos de realizar ataques no Natal e no Ano Novo.

Oito policiais e outro membro da força de segurança ficaram feridos na invasão dessa propriedade, que foi um dos mais de 100 endereços visados pelas autoridades na segunda-feira.

A Turquia intensificou as operações contra supostos militantes do EI este ano, à medida que o grupo volta a se destacar globalmente.

Os EUA afirmam que realizaram um ataque contra os militantes no noroeste da Nigéria na semana ⁠passada, enquanto dois homens armados que atacaram um evento de Hanukkah ‌na praia de Bondi, em ⁠Sydney, neste mês, pareciam ser inspirados pelo EI, segundo a polícia australiana. Em 19 de dezembro, as Forças Armadas ‍dos EUA lançaram ataques contra dezenas de alvos do EI na Síria em retaliação ​a ‌um ataque contra autoridades norte-americanas.

(Reportagem de Daren Butler e Tuvan Gumrukcu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.