Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Uber terá de pagar US$178 mi para encerrar processo coletivo de taxistas na Austrália

Placeholder - loading - Logotipo da Uber no prédio da empresa em Los Angeles, Califórnia, EUA 14/02/2024 REUTERS/Mike Blake
Logotipo da Uber no prédio da empresa em Los Angeles, Califórnia, EUA 14/02/2024 REUTERS/Mike Blake

Publicada em  

Atualizada em  

SYDNEY (Reuters) - A Uber fez acordo para pagar 271,8 milhões de dólares australianos (178 milhões de dólares) para encerrar uma ação judicial movida por taxistas australianos, que dizem ter perdido renda quando a empresa se instalou no país, informou um escritório de advocacia nesta segunda-feira.

O acordo é o quinto maior da Austrália, disse o escritório Maurice Blackburn Lawyers em comunicado.

A ação coletiva foi aberta em 2019 na Suprema Corte do Estado de Victoria em nome de mais de 8 mil taxistas e motoristas de carros de aluguel que acusaram a Uber de violar leis que exigem licenças de operação.

A chegada da Uber à Austrália em 2012 tirou receita dos taxistas licenciados e destruiu o valor de licenças as quais eles haviam pago, de acordo com o processo.

Um porta-voz da Uber disse que 'com o acordo proposto hoje, colocamos essas questões firmemente em nosso passado'.

O ex-legislador e motorista de táxi Rod Barton, integrante da ação coletiva, disse que o acordo justificou sua crença de que a Uber havia evitado conscientemente as regras de licenciamento de táxi do país. 'Eles optaram por não fazer isso e fizeram muitas coisas que lhes deram uma vantagem comercial contra o setor de táxis', acrescentou.

A lei foi alterada em 2015, permitindo que a Uber operasse sem licenças de táxi enquanto os governos estaduais estabeleceram esquemas de compensação para motoristas de táxi e proprietários de licenças.

(Por Renju Jose e Byron Kaye)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. uber tera de pagar us178 mi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.