Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucrânia tenta retirar civis às pressas enquanto forças russas atacam leste e sul

Placeholder - loading - Tanque de forças pró-Rússia passa por área residencial de Mariupol, na Ucrânia 05/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko
Tanque de forças pró-Rússia passa por área residencial de Mariupol, na Ucrânia 05/04/2022 REUTERS/Alexander Ermochenko

Publicada em  

Por Natalia Zinets

(Reuters) - A Ucrânia estava tentando retirar o maior número possível de civis de diversas cidades nesta quinta-feira, enquanto forças russas atacavam localidades no leste e sul do país.

A vice-primeira-ministra Irena Vereshchuk anunciou um acordo com a Rússia para a abertura de 10 corredores seguros, principalmente no sul e leste da Ucrânia, mas disse que os moradores que tentarem deixar a cidade sitiada de Mariupol terão que usar seus próprios veículos.

Várias tentativas de chegar a um acordo de passagem segura para ônibus para levar suprimentos a Mariupol e retirar civis do local fracassaram desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, com cada lado culpando o outro.

Autoridades ucranianas dizem que a Rússia está se reagrupando para uma nova ofensiva no leste e no sul e querem que os civis deixem essas áreas enquanto ainda podem.

'Saiam! As chances de salvar você e sua família da morte russa estão diminuindo a cada dia', disse Serhiy Gaidai, governador da região de Luhansk, acrescentando que as tropas russas não fizeram avanços significativos.

Autoridades locais relataram bombardeios russos e foguetes na região de Kherson, no sul, nos últimos dias.

O conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovycvh disse que os ataques aéreos russos estão agora focados principalmente em áreas do leste da Ucrânia, e que Mariupol está resistindo.

Ele afirmou acreditar que os esforços russos para cercar as tropas ucranianas no leste seriam em vão, acrescentando: 'A situação está sob controle'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania tenta retirar civis …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.