Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE e Reino Unido acertam acordo para laços pós-Brexit e esperam aval de cúpula

Placeholder - loading - Imagem da noticia "UE e Reino Unido acertam acordo para laços pós-Brexit e esperam aval de cúpula"

Publicada em  

Por Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido e a União Europeia concordaram em princípio com um texto que delineia o relacionamento futuro entre as partes que pode ser chancelado por líderes da UE em uma cúpula no fim de semana, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta quinta-feira.

O Reino Unido deve se desfiliar do bloco em 29 de março de 2019, e diplomatas estão tentando finalizar um acordo de separação e os contornos do relacionamento futuro para que os líderes da UE possam confirmá-los em uma reunião no domingo.

A libra subiu quase 1 por cento e chegou a 2,2894 dólares, a maior cotação do dia.

'O presidente da Comissão me informou que (o acordo) foi acertado no nível dos negociadores e acertado em princípio no nível político, sujeito ao endosso dos líderes', disse Tusk.

Ele ainda disse que o texto foi debatido na quarta-feira pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

De acordo com o esboço de declaração acertada entre o Reino Unido e a Comissão Europeia, as 'partes aspiram ter uma relação comercial de bens que seja a mais próxima possível, com vista a facilitar a comodidade do comércio legítimo'.

Agora o esboço de declaração será analisado por enviados nacionais dos 27 países-membros remanescentes da UE reunidos em Bruxelas nesta quinta-feira.

Tanto a UE quanto o Reino Unido 'deveriam almejar produzir um nível de liberalização do comércio e dos serviços muito além dos compromissos das partes na OMC (Organização Mundial do Comércio)', disse o esboço da declaração.

O período de transição, que Londres e Bruxelas esperam começar assim que a desfiliação ocorrer no dia 29 de março, pode ser ampliado 'por até um a dois anos', segundo o esboço.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ue e reino unido acertam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.