Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

"Under Pressure" : O Inesperado dueto de David Bowie e Queen

Descubra os bastidores da canção entre os maiores nomes do rock

Placeholder - loading - O Inesperado dueto de David Bowie e Queen.Divulgação
O Inesperado dueto de David Bowie e Queen.Divulgação

Publicada em  

A colisão épica entre ego e talento: Em 1981 David Bowie e Queen uniram forças, resultando em uma colaboração incrível que desafiou as normas da indústria musical. Apesar das estranhas conexões, muitas vezes grandes nomes da música hesitavam em enfrentar seus rivais no estúdio (ex. Prince e Michael Jackson). Mas, uma exceção surpreendente ocorreu quando David Bowie e Queen criaram 'Under Pressure' de maneira praticamente acidental. A faixa, nascida de uma jam session no Mountain Studios em Montreux, Suíça, tornou-se um dueto único, alcançando o topo das paradas do Reino Unido em 21 de novembro de 1981.

Apesar da fama mundial, o primeiro encontro entre Bowie e Queen antes mesmo da banda existir e de Bowie lançar "Space Oddity". Os registros são datados de 29 de abril de 1969, quando Freddie Mercury, então aluno do Ealing Art College, testemunhou uma apresentação breve de David. Eles trocaram poucas palavras, servindo apenas de referência para relembrar em encontros posteriores, já com o sucesso musical.

A faixa foi uma colaboração genuína, originada quando Bowie, surpreendentemente, apareceu no Mountain Studios - local de gravação favorito do Queen - enquanto a banda gravava. Ele contribuiu para a faixa que mais tarde se tornaria um clássico. “Under Pressure” nasceu de um riff do baixista John Deacon, e teve bastante improviso, até em sua versão finalizada, com Mercury e Bowie brincando com aberturas vocais e melodias.

Os encontros subsequentes resultaram em diversas abordagens musicais que moldaram essa parceria de sucesso. Brian May explica que a música não foi criada de maneira que se comportasse como um ‘presente’ de um para o outro, mas completamente improvisada. Ele relatou que a música inicialmente se chamava "People on the Streets" ('Pessoas nas ruas', em tradução livre), frase que foi incluída na gravação final. Mas o título não pegou entre os compositores: "Fomos lá [no estúdio] com uma folha em branco", afirmou May.

Uma das características marcantes da música, que posteriormente foi renomeada para 'Under Pressure', era o riff de baixo; não só porque o instrumento entra logo na introdução da música, mas porque anos depois se tornou sample de "Ice Ice Baby", sucesso meteórico do rapper Vanilla Ice.

Mas, uma curiosidade é que Bowie invocou com sonoridade do instrumento e chegou a contestar a criação do riff como um todo, como Brian relatou na mesma entrevista: "Lembro que o David Bowie falou para o John 'Não, não faz desse jeito', e o John respondeu: 'Como assim? Eu sou o baixista, não é? Então é assim que eu faço'". May acrescentou que a letra ficou a comando de Bowie — que gerou um estresse com Freddie Mercury para organizar qual seria a voz de maior destaque na canção. Por isso, é possível notar a sobreposição na cantoria inclusive na versão final de 'Under Pressure'.

O guitarrista afirmou que isso se deve ao fato de que, de maneira improvisada, cantarolavam juntos na cabine de gravação: "Os vocais foram construídos de forma bem inovadora, que vieram do David, porque ele tinha experiência com esse método avant-garde de construção".

Apesar de desentendimentos, a faixa surgiu como uma obra inovadora. "Under Pressure" não estava inicialmente vinculada a um álbum específico e só foi incluída no "Hot Space" do Queen no mês seguinte. O sucesso da colaboração marcou a primeira música do Queen a atingir o primeiro lugar nas paradas britânicas desde "Bohemian Rhapsody", cinco anos antes. Para Bowie, foi o terceiro single a conquistar esse feito em sua carreira.

"Under Pressure" não apenas desafiou as expectativas, mas também marcou a segunda vez na história que dois artistas anteriormente no topo das paradas do Reino Unido colaboraram em um novo número 1. A ocasião anterior foi em 1967, quando Frank e Nancy Sinatra (pai e filha) fizeram um dueto em “Somethin’ Stupid”.

Veja também:

"BOOGIE WONDERLAND": O DUETO DOMINANTE DE EARTH, WIND & FIRE E THE EMOTIONS

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. under pressure o inesperado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.