Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Usinas terão dificuldade para implementar alta de preços, diz Inda

Placeholder - loading - Duisburg, Alemanha 26/07/2023 REUTERS/Wolfgang Rattay
Duisburg, Alemanha 26/07/2023 REUTERS/Wolfgang Rattay

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - Os produtores de aço no Brasil terão dificuldade para implementar aumentos de preços neste início de ano em meio a importações ainda elevadas de aço no país, afirmou nesta quarta-feira o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aços Planos, Inda, Carlos Loureiro.

Segundo o dirigente, 'há rumores no mercado' sobre aumentos nos preços de aços planos das usinas nacionais da ordem de 5% a 7%, mas se referem à implementação em fevereiro.

'Com esse nível de preço (internacional) que está hoje, não dá para as usinas', disse Loureiro. 'Vejo dificuldade em implantação de aumentos', afirmou em entrevista a jornalistas citando o contexto em que as siderúrgicas tentam convencer o governo a aumentar imposto de importação de aço para 25%.

O presidente do Inda comentou ainda que a alta no volume de importações de aço no Brasil em dezembro ante novembro 'foi surpreendente' depois de sinalizarem desaceleração em outubro e novembro.

Segundo dados do Inda, as importações de aço plano pelo Brasil em dezembro somaram 276,9 mil toneladas, se aproximando do pico do ano passado registrado em setembro. Ante novembro, as importações de aços planos cresceram 30,6% e na comparação com dezembro de 2022 avançaram 67%.

Para Loureiro, porém, é 'improvável' que as importações deste ano sejam maiores que as do ano passado, quando o mercado nacional registrou um incremento de 48% na internalização de aço produzido no exterior.

Questionado sobre as negociações de contratos de fornecimento de aços planos entre montadoras de veículos e siderúrgicas que vencem em janeiro, Loureiro afirmou que 'houve pequenos ajustes negativos'.

A expectativa do Inda para as vendas dos distribuidores de aços planos este ano é de crescimento de 3% ante o volume comercializado em 2023 de 3,8 milhões de toneladas, que por sua vez marcou alta de 1,9% ante 2022.

Parte da expectativa é explicada por previsões do setor automotivo, que espera incremento de vendas, e com recuperação no setor de máquinas e equipamentos, que responde por cerca de um terço da venda de aço no Brasil, disse Loureiro.

Em dezembro, a venda de aços planos por dia útil pelos distribuidores foi de 13,2 mil toneladas, maior nível para o mês desde as 13,3 mil toneladas de 2019.

No mês passado, as vendas dos distribuidores somaram 263,6 mil toneladas, alta de 2,6% ante dezembro de 2022, mas queda de 19,7% ante novembro.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. usinas terao dificuldade para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.