Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vacina da Novavax contra a Covid-19 apresenta resultados positivos na fase I

Estudo mostrou que 56 voluntários vacinados produziram “resposta robusta” de anticorpos contra o vírus, sem efeitos colaterais graves; imunização ainda precisa passar por testes em larga escala

Placeholder - loading - Istock/Divulgação
Istock/Divulgação

Publicada em  

A empresa norte-americana Novavax anunciou ontem (4) que a fase 1 de testes de sua vacina contra o novo coronavírus apresentou resultados positivos. Os estudos preliminares revelaram uma “resposta robusta” de anticorpos contra a Covid-19 pelos 56 voluntários, que não manifestaram efeitos colaterais graves. Os pesquisadores disseram ainda que um segundo levantamento feito com macacos também mostra que a imunização foi capaz de proteger os primatas da infecção pelo vírus.

Veja também: Estados dos EUA com alta de Covid-19 deveriam pausar reabertura, diz Fauci

Com sede em Maryland, nos Estados Unidos, a companhia recebeu 1,6 bilhão de dólares do governo como parte de um acordo para disponibilização de sua potencial vacina. Diferente daquelas baseadas em genes virais ou adenovírus, a injeção idealizada pela Nonavax é feita à base de proteínas e, por isso, pretende apresentar um histórico de imunização mais longo do que as demais – esse mesmo princípio pode ser observado nas vacinas que protegem contra a hepatite B e a herpes zóster, por exemplo.

Intitulado “vacina recombinante”, o método aplicado pela empresa usa engenharia genética para cultivar em laboratório réplicas inofensivas da proteína que o novo coronavírus usa para entrar nas células do corpo, misturando-as a células de inseto. Os pesquisadores extraíram, purificaram a proteína e a embalaram em nanopartículas do tamanho do vírus, a fim de que o sistema imunológico a receba em uma espécie de “disfarce”, sendo induzido a produzir uma resposta.

Ao jornal The New York Times, o virologista John Moore, da Weill Cornell Medicine e que não participou do estudo, disse que os resultados do Novavax são os mais impressionantes que ele já viu até o momento – embora não seja possível fazer comparações diretas entre dados de diferentes vacinas contra a Covid-19. “Este é o primeiro que eu estou olhando e dizendo: Sim, eu aceitaria'”.

Para afirmar se a vacina é segura e eficaz, no entanto, é preciso esperar os resultados da fase 3, quando serão realizados estudos em larga escala – com milhares de indivíduos. Segundo a Novavax, se a imunização comprovar eficácia, a empresa poderá produzir 100 milhões de doses até o início de 2021, quantidade que seria suficiente para imunizar 50 milhões de pessoas em um regime de dose dupla.

Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba as principais notícias sobre o assunto em primeira mão.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vacina da novavax contra a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.