Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vale vê avanços 'relevantes' em audiência com MG por acordo sobre Brumadinho

Placeholder - loading - Logo da Vale em Brumadinho (MG)  29/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Logo da Vale em Brumadinho (MG) 29/01/2019 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale afirmou que uma audiência entre a empresa, o governo de Minas Gerais e instituições de Justiça realizada nesta quarta-feira gerou 'avanços sobre pontos relevantes' para um possível acordo de reparações pelo desastre de Brumadinho (MG).

Segundo nota da companhia, valores não foram discutidos na audiência, ocorrida no âmbito do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).

'A Vale continua empenhada em construir um acordo global com o governo de Minas e as instituições de Justiça no processo de mediação conduzido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais', disse a mineradora.

Ficou acordado na reunião que a empresa vai estender até 31 de janeiro de 2021 pagamentos emergenciais de reparação, 'nos mesmos moldes de hoje', acrescentou.

Uma nova audiência deverá ocorrer em 17 de dezembro, com participação do Estado e das instituições de Justiça, de acordo com a Vale.

A Reuters noticiou mais cedo nesta quarta, citando fontes, que as conversas entre Vale e o governo mineiro têm focado na chamada 'governança' do acordo, e não em valores, com objetivo de definir responsabilidades pelos trabalhos de compensação e como eles seriam executados.

As fontes também indicaram que há alinhamento entre as partes contra a criação de uma organização voltada especificamente a essas tarefas.

Um potencial acordo deverá envolver a injeção de bilhões de reais pela mineradora em fundos a serem geridos pelo Estado. O desastre de Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019, deixou cerca de 270 mortos.

(Reportagem de Roberto Samora; texto de Gabriel Araujo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vale ve avancos relevantes em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.