Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Braskem tem queda de 1% na venda de resinas no Brasil no 3° tri; taxa de utilização cede 10 p.p

Placeholder - loading - Tanque em unidade de cloro-soda da empresa petroquímica Braskem em Maceió 30/1/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Tanque em unidade de cloro-soda da empresa petroquímica Braskem em Maceió 30/1/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem registrou queda de 1% no volume de vendas de resinas no Brasil no terceiro trimestre contra um ano antes, para 884 mil toneladas, informou a petroquímica nesta sexta-feira, em prévia operacional.

Na base trimestral, no entanto, houve avanço de 12%, em função do efeito de sazonalidade, impulsionado principalmente pelos setores de eletrodomésticos, embalagens, bens de consumo, bebidas, higiene, construção civil, além de impacto do marco do saneamento.

Ainda no Brasil, o volume de vendas na unidade de principais químicos, que incluem, entre outros, eteno, propeno e gasolina, recuou 21% no terceiro trimestre na comparação anual, para 547 mil toneladas, à medida que houve menor disponibilidade de produto dada a taxa de utilização mais baixa, segundo a Braskem. Na base trimestral, a queda foi de 10%.

No exterior, as vendas de polipropileno na Europa e nos Estados Unidos subiram 7% ano a ano, para 543 mil toneladas, ajudadas por um processo de desestocagem da cadeia no trimestre, em função dos impactos da desaceleração econômica global, de acordo com a Braskem.

Outra operação internacional importante da Braskem, as vendas de polietileno no México saltaram 19% no trimestre em relação a um ano antes, para 214 mil toneladas, movimento atribuído pela companhia a uma maior demanda por recomposição dos estoques da cadeia.

TAXA DE UTILIZAÇÃO

A Braskem também divulgou que a taxa média de utilização de suas centrais petroquímicas no Brasil ficou em 68% no terceiro trimestre, queda de 10 pontos percentuais contra um ano antes e recuo de 4 p.p. frente ao segundo trimestre.

A empresa destacou, entrou outros pontos, uma contínua adequação da produção frente à demanda global, paradas não programadas relacionadas à falta de energia elétrica em algumas regiões do país e instabilidades operacionais em unidades no Rio Grande do Sul.

No Estados Unidos e na Europa, a taxa de utilização das plantas de polipropileno ficou em 81%, versus 75% na mesma etapa de 2022. A alta foi consequência de paradas de produção do material no ano passado, de acordo com a Braskem.

No México, a taxa de utilização das plantas de polietileno ficou em 66% no terceiro trimestre, recuo de 10 p.p. ante igual período do ano anterior, devido à parada não programada após falhas no sistema elétrico nacional causadas por tempestades elétricas, além da menor disponibilidade de etano pela Pemex.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vendas de resinas da braskem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.