Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vendas de vinil têm aumento de 13,2% em 2023

Segundo dados do BPI, mais de 3 milhões de LPs foram vendidos até o final de setembro

Placeholder - loading - Vendas de vinil têm aumento de 13,2% em 2023.Divulgação
Vendas de vinil têm aumento de 13,2% em 2023.Divulgação

Publicada em  

A moda de vinil está voltando com força! Nos primeiros 9 meses de 2023, as vendas aumentaram 13,2%. Segundo dados do BPI, foram vendidos mais de 3,9 milhões de LPs, um crescimento que superou o do primeiro semestre deste ano, de 12,4%.

O aumento homólogo foi ainda maior durante os três meses do terceiro trimestre, atingindo 15,1%. Portanto, no período de julho a setembro, foram vendidos 1,2 milhões de vinis.

Vinil.Divulgação

As vendas de vinil aumentaram 2,9% em 2022, mas o crescimento de dois dígitos para o formato provavelmente retornará neste ano. Com um potencial de sucesso no quarto trimestre, incluindo álbuns de Rolling Stones e Taylor Swift.

A chance de um crescimento exponencial durante a Black Friday, que ocorrerá em 24 de novembro, é prevista. Além disso, mais de 90 artistas, incluindo Prince, Joni Mitchell, De La Soul, The Doors e Sia, lançarão edições limitadas neste período.

Speak Now (Taylor’s Version)”, de Taylor Swift, segundo o Official Charts Company, foi o lançamento de vinil mais vendido durante o terceiro trimestre, com 29 mil vendas. Além dela, Kylie Minogue (19 mil), “Guts”, de Olivia Rodrigo (14 mil) e “The Singles: Echoes From The Edge Of Heaven”, do Wham! (10 mil) estão no topo da lista.

Até agora, o maior lançamento em vinil do ano é de Lana Del Rey com “Did You Know That There's A Tunnel Under Ocean Blvd”, que teve vendas no Reino Unido de 33 mil no formato de LP. “Speak Now” está em 2º lugar. Quem também está no top 5 é o álbum “Broken By Desire To Be Heavenly Sent”, de Lewis Capaldi, com 21 mil vendas. “Rumours”, do Fleetwood Mac, é o maior título de catálogo em vinil do ano até o momento, com 19 mil vendas.

Com a queda das vendas de CD em 6,3% em relação ao ano anterior até agora em 2023 (para 7.270.654), as vendas físicas estão estáveis no geral (caíram apenas 0,5% para 11.365.554). O Music Week diz que o streaming é o meio dominante de consumo de música atualmente, ocupando 88,5% do mercado de música gravada. O crescimento do streaming mantém-se nos dois dígitos, com um aumento de 11,6% nos Streaming Equivalent Albums (SEA) até o final do 3º trimestre (118 milhões de unidades), segundo o BPI.

Ainda de acordo com os dados da Official Charts Company, “The Highlights” do The Weeknd é o álbum mais consumido até agora. Acompanhando-o está “Midnights” de Taylor Swift e “Harry's House”, de Harry Styles.

Em relação aos singles, “Flowers” de Miley Cyrus se destaca como o maior single, ficando 10 semanas em primeiro lugar nas paradas musicais do mundo. Além dela, Olivia Rodrigo ficou em segundo lugar com “Vampire”, seguida por Dua Lipa em “Dance The Night Away”.

Veja também:

IMAGINE... UM MUNDO SEM JOHN LENNON

LANÇAMENTOS DE OUTUBRO: 5 ÁLBUNS IMPERDÍVEIS QUE VÊM AÍ

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vendas de vinil tem aumento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.