Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venezuela lança nova família de moeda em meio a incertezas sobre efeitos de medidas econômicas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Venezuela lança nova família de moeda em meio a incertezas sobre efeitos de medidas econômicas"

Publicada em  

Atualizada em  

CARACAS (Reuters) - A Venezuela lançou uma nova família de notas e moedas nesta segunda-feira, em meio a incertezas sobre se as medidas anunciadas pelo presidente Nicolás Maduro vão conter ou agravar a crise econômica do país.

O chamado bolívar soberano vai substituir o bolívar forte com a remoção de cinco zeros, na segunda conversão de moedas em uma década, depois que o país não conseguiu acabar com uma paralisação do aparato produtivo e vem sofrendo recessão há cinco anos e hiperinflação desde o final de 2017.

O governo informou que, para facilitar o processo, algumas das notas antigas, como a de mil bolívares, vão coexistir com as novas moedas por um tempo, mas não deu mais detalhes.

As novas moedas ainda não estavam disponíveis nos caixas eletrônicos.

O presidente Maduro declarou esta segunda-feira como um dia não útil e os bancos pararam de funcionar desde o período da tarde do dia anterior durante algumas horas para adaptar seus sistemas à reconversão monetária.

Críticos e economistas duvidam da eficácia do conjunto de medidas anunciadas por Maduro na última sexta-feira e afirmam que nem o governo pode arcar com sua folha de pagamento de cerca de três milhões de trabalhadores com o novo salário mínimo.

O novo salário, de 1,8 mil bolívares soberanos, entrará em vigor em 1º de setembro, disse Maduro na véspera.

(Por Vivian Sequera)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. venezuela lanca nova familia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.