Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Veterano general chinês Zhang Shengmin é promovido em reformulação após expurgo anticorrupção

Veterano general chinês Zhang Shengmin é promovido em reformulação após expurgo anticorrupção

Reuters

23/10/2025

Placeholder - loading - Zhang Shengmin durante reunião em Pequim  5/3/2025   REUTERS/Florence Lo
Zhang Shengmin durante reunião em Pequim 5/3/2025 REUTERS/Florence Lo

Por Laurie Chen

PEQUIM (Reuters) - O oficial militar chinês Zhang Shengmin, de 67 anos, foi promovido a general número dois do país em uma importante reunião do Partido Comunista na quinta-feira, informou a Xinhua, depois que um expurgo de corrupção militar atingiu dezenas de altos comandantes.

A declaração foi divulgada no último dia de uma reunião a portas fechadas do Comitê Central do Partido Comunista, com mais de 300 membros, em Pequim. A reunião, conhecida como Quarto Plenum, também discutiu um plano de desenvolvimento econômico de cinco anos para alcançar a autossuficiência tecnológica em meio à intensificação da rivalidade com os Estados Unidos.

O Comitê Central de elite também substituiu 11 membros na reunião, marcando sua maior rotatividade de pessoal desde 2017, e oito generais foram expulsos por corrupção na semana passada.

Desde que chegou ao poder em 2012, o presidente Xi Jinping liderou uma ampla campanha anticorrupção contra autoridades do governo e do partido.

Analistas dizem que a promoção de Zhang reflete o grau excepcional de confiança depositado nele por Xi.

Zhang, que supervisiona o trabalho anticorrupção no Exército de Libertação Popular (PLA), é agora o segundo vice-presidente da Comissão Militar Central (CMC), o principal órgão de comando militar da China. Ele substitui o general He Weidong, que foi expurgado na semana passada.

'Não há ninguém melhor para ter sucesso como novo chefe político e de pessoal das forças armadas do que o atual czar da disciplina', disse Wen-Ti Sung, membro não residente do Global China Hub do Atlantic Council.

Antes de ingressar no CMC em 2017, Zhang serviu por muitos anos na Segunda Força de Artilharia, atualmente a Força de Foguetes do PLA. Ele também atuou no Departamento de Logística Geral do CMC.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.