Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vinho mais caro da Itália: Barolo Riserva Monfortino

O vinho já foi o mais negociado do mundo

Placeholder - loading - Vinho Barolo Riserva Monfortino Giacomo Conterno. - Divulgação
Vinho Barolo Riserva Monfortino Giacomo Conterno. - Divulgação

Publicada em  

Em 2020, o Barolo Riserva Monfortino 2013, do produtor Giacomo Coterno, chegou a ser vendido por 14.935 dólares, tornando-se o vinho mais negociado do mundo naquele período. Com os preços de vinhos franceses aumentando a cada dia, os amantes da bebida tiveram que “buscar refúgio” nos produtos vindos da Itália. Esse movimento fez com que o vinho em questão representasse 10,3% de todo o comércio e negociações de vinhos italianos feitos na plataforma Liv-ex.

“Se o foco em 2012 foi no esquecimento dos Bordeaux, o foco em 2013 tem vindo do aumento de interesse em outras regiões”, disse a Liv-ex em seu relatório de mercado.

LEIA MAIS: PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DA ANITA BAKER

Vinho Barolo Riserva Monfortino
Toque para aumentar

Segundo Antonio Galloni, um dos críticos de vinho mais reconhecidos da atualidade, o produto é de muito boa qualidade: “O Barolo Riserva Monfortino de 2013 é brilhante, preciso, focado e com nuances, com o clássico senso de austeridade que sempre mostrou em barril. Em 2013, os leitores encontrarão um Monfortino vibrante, construído ao longo de linhas super-clássicas, que incluem safras como 1996 e 1999”.

O Barolo de 2013 foi lançado apenas no fim de 2020 e foi avaliado pelo crítico da Vinous, fazendo 99 pontos.

“Porém, o 2013 tem mais finesse, que é resultado de um leve refinamento e evolução que aconteceram na última década. Em 2013, Roberto Conterno (que administra a vinícola Giacomo Conterno) engarrafou toda a sua produção de barolo de Cascina Francia (um dos mais prestigiados vinhedos de Serralunga D’Alba) como Monfortino“, finalizou o profissional.

Confira o top 10 vinhos mais caros da Itália:

  1. Bruno Giacosa Collina Rionda, Barolo DOCG $1,031 até $2,250
  2. Masseto Toscana IGT, Toscana $681 até $7,101
  3. Giacomo Conterno Monfortino, Barolo Riserva DOCG $674 até $14,935
  4. Ornellaia Vendemmia d’Artista Special Edition Bolgheri Superiore, Toscana $664 até $4,191
  5. Falletto di Bruno Giacosa ‘Falletto’ Riserva, Barolo DOCG $658 até $2,079
  6. Giuseppe Quintarelli Amarone della Valpolicella Classico Riserva DOCG, Veneto $595 até $1,885
  7. Biondi Santi Tenuta il Greppo Riserva, Brunello di Montalcino DOCG $554 até $27,574
  8. Giacomo Conterno Barolo Riserva DOCG, Piemonte $522 até $1,621
  9. Case Basse di Gianfranco Soldera Intistieti, Brunello di Montalcino Riserva DOCG $490 até $1,147
  10. Case Basse di Gianfranco Soldera Brunello di Montalcino Riserva DOCG, Toscana $471 até $1,568

Sobre o vinho e o produtor

Fundada no início de 1900, a pelo produtor italiano Giacomo Conterno a vinícola “Conterno Giacomo” é atualmente administrada por seu neto, Roberto. A empresa é considerada uma das melhores vinícolas produtoras de Barolo de sua região.

Giacomo não foi o primeiro a produzir o vinho, porém foi pioneiro em rotular a garrafa de Barolo com seu nome, fato que trouxe grande impacto para a marca e suas futuras vendas. A vinícola segue a linha de produção tradicional, usando técnicas como o botti de carvalho da Europa Central para vinificar.

Imagem de conteúdo da notícia "Vinho mais caro da Itália: Barolo Riserva Monfortino" #2
Toque para aumentar

LEIA MAIS: JAMES BLUNT COMPLETA 48 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

A fermentação da reserva mais cara da Itália passou por fermentação alcoolica em toneis de carvalho de 61 hectolitros, com maceração longa e envelhecimento de 84 meses em botti (barril clássico de carvalho).

Conheça o local onde é produzido o Barolo Riserva Monfortino:



História do vinho Barolo

Primeiramente, para a bebida ser considerada Barolo o vinho precisa envelhecer no mínimo dois anos no barril e um ano na garrafa. As uvas utilizadas para produzir o tinto são as Nebbiolo, frutas de casca fina, ricas em taninos e acidez.

Imagem de conteúdo da notícia "Vinho mais caro da Itália: Barolo Riserva Monfortino" #3
Toque para aumentar

Atualmente, a bebida é reconhecida por seu sabor singular, extremamente apreciado por amantes de vinho ao redor do mundo. Nele é possível encontrar aromas como o de rosas, ervas secas e alcatrão.

Seu sucesso não é de hoje, existem registros do cultivo de uvas Nebbiolo em Piemonte desde meados de 1235. Porém, na época o Barolo era feito de forma ineficazes, resultando em um vinho doce e leve. Por essa razão os italianos consumiam vinhos franceses com bem mais frequência do que os nacionais.

Dicas de harmonização

Esse com certeza é um vinho para ser aberto em ocasiões especiais, já que se enquadra na categoria de colecionáveis. Por ser considerado um vinho extremamente elegante, é necessário que o consumidor saiba muito bem como valorizas suas notas e nuances. Dessa forma, uma harmonização da bebida é fundamental para apreciar todos os seus prazeres.

Barolo Riserva Monfortino
Toque para aumentar

Para essa iguaria recomenda-se uma combinação com carnes vermelhas e de caça (em especial, ossobuco de cordeiro ou vitela) já que os pratos possuem um sabor intenso e harmonizam super bem com as peculiaridades do Barolo Monfortino.

Uma boa pedida também são os risotos, tal qual o de cogumelos ou o risoto milanês. Para dar um toque de requinte, uma combinação interessante também é a trufa, criando uma perfeita harmonia entre a bebida e os ingredientes.

Barolo Riserva Monfortino
Toque para aumentar

Veja mais:

O QUE É A BILLBOARD HOT 100? SAIBA MAIS SOBRE A PARADA MUSICAL

COMO A MESMA MÚSICA CONTA HISTÓRIAS DIFERENTES AO REDOR DO MUNDO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vinho mais caro da italia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.