Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vítimas de protestos no Peru enfrentaram preconceito racial das forças de segurança, diz Anistia

Placeholder - loading - Manifestantes protestam contra o governo da presidente Dina Boluarte, em Juliaca, no Peru  9/2/2023 REUTERS/Pilar Olivares/Arquivo
Manifestantes protestam contra o governo da presidente Dina Boluarte, em Juliaca, no Peru 9/2/2023 REUTERS/Pilar Olivares/Arquivo

Publicada em  

Por Marco Aquino

LIMA (Reuters) - A Anistia Internacional disse nesta quinta-feira que a maioria dos mortos em protestos recentes no Peru veio de grupos indígenas, o que, segundo o grupo de direitos humanos, sugere um 'viés racial' por parte da polícia e dos militares.

A secretária-geral da Anistia Internacional, Agnès Callamard, disse que, apesar dos esforços do governo para retratar as vítimas 'como terroristas ou criminosos', a maioria dos mortos eram manifestantes e transeuntes.

'Quase todos eles vieram de origens pobres, indígenas e camponesas, sugerindo um viés racial e socioeconômico no uso de força letal', disse Callamard em coletiva de imprensa em Lima após a publicação de um relatório da organização nesta quinta-feira sobre a atuação das forças de segurança durante os protestos.

O Peru enfrentou ondas de protestos entre dezembro e fevereiro após a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo, que tentou ilegalmente fechar o Congresso e governar por decreto. Cerca de 49 civis morreram em confrontos com policiais e militares, segundo dados da Ouvidoria do país.

Os manifestantes exigiam a renúncia da sucessora de Castillo, a presidente Dina Boluarte, bem como o fechamento do Congresso, eleições antecipadas e uma nova constituição. Os líderes dos protestos anunciaram planos para retomar os protestos contra o governo em junho.

Boluarte nega abusos pelas forças de segurança. Ela está sendo investigada pelo gabinete do procurador-geral por 'genocídio, homicídio e lesões graves' e está agendada para testemunhar na investigação preliminar do procurador-geral peruano em 31 de maio.

A assessoria de imprensa da presidente se recusou a comentar o relatório da Anistia.

A Anistia destacou que houve uma morte em Lima, onde ocorreram os maiores protestos e 20% se identificam como indígenas; enquanto em Ayacucho, onde 82% são indígenas, 10 pessoas foram mortas.

As famílias dos mortos vêm exigindo justiça das autoridades há meses.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. vitimas de protestos no peru …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.