Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Wet Wet Wet é o artista da semana

Banda escocesa é um clássico na programação da Antena 1

Placeholder - loading - Wet Wet Wet – Photshoot/Divulgação
Wet Wet Wet – Photshoot/Divulgação

Publicada em  

Formada nos anos oitenta, a banda escocesa Wet Wet Wet se tornou popular em mil novecentos e noventa e quatro, quando regravou o sucesso dos anos sessenta “Love Is All Around”, da banda The Troggs, que fez parte da trilha sonora do filme “Quatro Casamentos e um Funeral”. Confira mais sobre a história e carreira do artista abaixo, e você pode descobrir mais ouvindo o podcast do artista clicando aqui.

Veja também: Letra e Tradução Love Is All Around, da Wet Wet Wet

A banda é originalmente composta por Neil Mitchell nos teclados, Graeme Clark no baixo, Tommy Cunningham na bateria e Neil Mitchell, Mark McLachlan nos vocais e Lindsey McCauley na guitarra. O grupo teve origem na Clydebank High School, na Escócia, em 1982, sob o nome de Vortex Motion. A mudança no nome do grupo se deu a partir de uma frase da canção de 1982 “Gettin’ Havin’ & Holdin’”, da banda pop britânica Scritti Politti. À época, outros grupos famosos já haviam adotado nomes com palavras duplicadas, como Duran Duran e Talk Talk.

O primeiro hit da banda Wet Wet Wet foi uma versão cover de “With a Little Help from My Friends”, dos Beatles, gravada em prol da instituição de caridade ChildLine. O segundo álbum de estúdio do grupo, “Holding Back the River”, lançado em mil novecentos e oitenta e nove, também produziu singles de sucesso, como “Sweet Surrender”. Mas o primeiro hit número um autoral do quarteto viria em 1992. Intitulado “Goodnight Girl”, o single fez parte do álbum “High on the Happy Side”, o terceiro do grupo escocês.

Após uma turnê para divulgar o álbum “10”, de 1997, o quarteto começou a ter alguns conflitos internos por disputas no compartilhamento de royalties. A receita acabou sendo dividida de forma desigual entre os membros do grupo, sendo que Cunningham, o baterista, ficou com a parte menor, o que levou à saída imediata do escocês, sob a justificativa de que “a banda não era mais um lugar saudável para se estar”.

Em 1999, o vocalista Mark McLachlan, conhecido como Pellow, também deixou o grupo para cuidar da saúde, após sucumbir ao álcool e ao vício nas drogas. Em março 2004, a banda decidiu se reunir mais uma vez para trabalhar em um oitavo álbum, o “The Greatest Hits”, que compilou os principais singles da carreira do grupo, além de ter lançado três faixas inéditas, como a famosa “All I Want”, que alcançou a 14ª posição na UK Singles Chart.

Após cinco anos sem subir aos palcos, a banda realizou um show em março 2012, em Glasgow Green, na Escócia, para comemorar 25 anos do lançamento de seu álbum de estreia, “Popped In, Souled Out”. No ano seguinte, o grupo decidiu lançar um novo compilado das melhores canções do repertório da banda, o “Step by Step: The Greatest Hits”, que também apresenta as faixas inéditas "Step by Step", "Sad Kinda Love" e "Playin 'Like a Kid".

Desde o início da pandemia de Covid-19, o quarteto tem compartilhado em seu canal oficial no YouTube uma série de performances caseiras, além de ter participado de alguns festivais virtuais e já planejar retornar aos palcos em uma turnê na Austrália, em setembro de 2021. Quer conhecer mais sobre a história de Wet Wet Wet e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. wet wet wet e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.