World Central Kitchen interrompe trabalho em Gaza por falta de suprimentos
World Central Kitchen interrompe trabalho em Gaza por falta de suprimentos
Reuters
07/05/2025
(Reuters) - A instituição de caridade World Central Kitchen, sediada nos Estados Unidos, interrompeu seu trabalho na Faixa de Gaza, dizendo que ficou sem suprimentos e foi impedida por Israel de levar ajuda.
'Depois de servir mais de 130 milhões de refeições e 26 milhões de pães nos últimos 18 meses, a World Central Kitchen não tem mais os suprimentos para preparar refeições ou assar pães em Gaza', disse a instituição nesta quarta-feira em um post no X.
Israel tem enfrentado uma crescente pressão internacional para suspender o bloqueio à ajuda imposto em março, após o colapso de um cessar-fogo apoiado pelos EUA que interrompeu os combates por dois meses.
Israel sustenta que agências, incluindo as Nações Unidas, de permitir que grandes quantidades de ajuda caíssem nas mãos de militantes do Hamas, que acusa de se apoderar de suprimentos destinados a civis e usá-los para suas próprias forças.
A World Central Kitchen foi fundada pelo famoso chef José Andrés. Um ataque israelense em abril de 2024 a um comboio da World Central Kitchen matou sete trabalhadores humanitários. Outro membro foi morto em um ataque em novembro passado. Israel alegou que ele era um militante.
(Reportagem de Nidal al-Mughrabi)
Reuters

