Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Xi adverte autoridades da UE de que China e Europa não devem entrar em confronto

Placeholder - loading - Presidente da China, Xi Jinping ao lado das bandeiras da China e da União Europeia, em Paris 25/03/2019 Yoan Valat/Pool via REUTERS
Presidente da China, Xi Jinping ao lado das bandeiras da China e da União Europeia, em Paris 25/03/2019 Yoan Valat/Pool via REUTERS

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, advertiu autoridades da União Europeia nesta quinta-feira de que a China e a Europa não devem se ver como rivais ou entrar em confronto devido aos seus diferentes sistemas políticos, em declarações na primeira cúpula presencial China-UE em quatro anos.

Durante a reunião para discutir questões que vão desde desequilíbrios comerciais até a guerra na Ucrânia, Xi também disse que a China está disposta a tornar a UE um parceiro econômico e comercial importante e a cooperar em ciência e tecnologia, incluindo inteligência artificial.

Ele também pediu à UE na reunião realizada em Pequim que 'elimine todos os tipos de interferência' no relacionamento bilateral, de acordo com a emissora estatal CCTV.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, também se reunirão com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, em sua visita de um dia.

Esta será a última chance de se encontrarem presencialmente com as principais autoridades chinesas antes das eleições para o Parlamento Europeu no próximo ano, que provocará mudanças na liderança do bloco.

Ambos os lados têm tentado minimizar as expectativas antes da cúpula, com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertando os diplomatas dos Estados-membros da UE baseados em Pequim na segunda-feira que a Europa deveria escolher 'paz e estabilidade' em vez de uma 'nova Guerra Fria'.

Uma autoridade europeia disse a jornalistas em Bruxelas no início desta semana que 'não há um único resultado pendente que coroará a cúpula', acrescentando que não haverá uma declaração conjunta.

Uma série de representantes da UE tem visitado Pequim desde que a China suspendeu as restrições pandêmicas nas fronteiras neste ano, incluindo os chefes de comércio e clima do bloco, mas pouco progresso foi feito em relação aos principais pontos de tensão no relacionamento.

A União Europeia deseja que Pequim use sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia, e um dos principais focos da viagem será pedir a Xi que impeça as empresas privadas chinesas de exportar itens de uso duplo fabricados na Europa à Rússia, para seus esforços de guerra.

Bruxelas inicialmente deixou essas empresas chinesas de fora de seu último pacote de sanções à Rússia, revelado no mês passado, segundo autoridades europeias.

O bloco também está preocupado com o que considera relações econômicas 'desequilibradas', dizendo que seu déficit comercial de quase 400 bilhões de euros com a China reflete restrições às empresas da UE.

(Por Laurie Chen e redação de Pequim)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. xi adverte autoridades da ue …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.