Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Zelenskiy faz apelo final em Washington por fundos de guerra para Ucrânia

Placeholder - loading - Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discursa durante reunião em Washington 11/12/2023 Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, discursa durante reunião em Washington 11/12/2023 Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Trevor Hunnicutt

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, planeja fazer um último apelo aos parlamentares norte-americanos nesta terça-feira para que mantenham o apoio militar enquanto seu país luta contra a Rússia, em visitas à Casa Branca e ao Capitólio.

A caminho do inverno (no Hemisfério Norte), com dezenas de milhares de ucranianos mortos, um déficit orçamentário enorme e os avanços russos no leste, Zelenskiy deve pressionar os parlamentares a repor o financiamento quase esgotado, antes de se reunir com o presidente Joe Biden.

'Se há alguém inspirado por questões não resolvidas no Capitólio, é apenas (o presidente russo Vladimir) Putin e sua camarilha doentia', disse Zelenskiy em um discurso em Washington na segunda-feira para um público militar.

Informações recentes da inteligência dos EUA mostram que 'a Rússia parece acreditar que um impasse militar durante o inverno drenará o apoio ocidental à Ucrânia' e, por fim, dará à Rússia a vantagem, apesar das perdas russas, disse Adrienne Watson, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca.

A Ucrânia está tendo sucesso em deter as forças russas, mas Putin continua ordenando que suas tropas avancem, apesar das pesadas perdas de soldados e equipamentos desde outubro, acrescentou ela.

Faltam apenas três dias para que o Congresso entre em recesso na sexta-feira, e os republicanos na Câmara dos Deputados têm se recusado até agora a aprovar um projeto de lei suplementar de 106 bilhões de dólares que contenha ajuda à Ucrânia sem condições ou mudanças relacionadas à imigração dos EUA.

Putin, que disse na semana passada que concorrerá novamente à Presidência em 2024, está apostando que pode superar a ajuda e a atenção do Ocidente para obter uma grande vitória estratégica, acreditam Zelenskiy e os assessores de Biden. A opinião é compartilhada por parlamentares europeus que enviarão seu próprio apelo ao Congresso dos EUA nesta terça-feira.

Biden tem apresentado a situação em termos duros, dizendo que 'a história julgará com severidade aqueles que derem as costas à causa da liberdade'.

Em última análise, as tropas dos EUA podem ser forçadas a lutar contra a Rússia, alertam Biden e outros, se um Putin descontrolado invadir um aliado europeu coberto pelos compromissos de defesa mútua da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, o republicano Mike Johnson, disse em uma carta ao governo divulgada na semana passada que os parlamentares precisam de mais detalhes sobre os objetivos dos EUA na Ucrânia e relacionou a questão à imigração vinda da fronteira com o México.

'O presidente Biden deve satisfazer as perguntas de supervisão do Congresso sobre a falha do governo até agora em apresentar objetivos claramente definidos e sua falha em fornecer armas essenciais (para a Ucrânia) em tempo hábil', escreveu Johnson.

Ele acrescentou que 'o financiamento suplementar para a Ucrânia depende da implementação de mudanças transformadoras nas leis de segurança de fronteira de nosso país'.

A Casa Branca informou ao Congresso em 4 de dezembro que o governo não terá mais fundos para fornecer armas para a Ucrânia após o final do ano. O Congresso aprovou mais de 110 bilhões de dólares para a Ucrânia desde a invasão do país pela Rússia em fevereiro de 2022, mas nenhum novo financiamento desde que os republicanos assumiram o controle da Câmara dos Democratas em janeiro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. zelenskiy faz apelo final em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.