Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Enrique Iglesias completa 48 anos: Confira a homenagem da Antena 1

Conheça a história do ‘rei do Pop Latino’

Placeholder - loading - Enrique Iglesias completa 48 anos.Divulgação
Enrique Iglesias completa 48 anos.Divulgação

Publicada em  

A invasão da música latina nas paradas musicais chegou com uma força avassaladora nas últimas duas décadas. Isso se deve muito a trajetória que Enrique Iglesias escolheu fazer, silenciosamente construindo uma carreira multiplatina que abrange os gêneros pop latino e urbano. De forma inteligente, suas baladas dançantes ou românticas provaram ser fundamentais para encontrar um espaço no mercado fonográfico.

Contudo, o artista não teve essa visão sem nenhuma referência. Seu pai era ninguém mais, ninguém menos que Julio Iglesias – o carismático cantor que é o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com números impressionantes de 200 milhões de cópias vendidas. O pódio de maiores artistas desse gênero está dominado pela família, já que Enrique entra como o segundo que mais vendeu álbuns e singles em todos os tempos.

Ele era a frente de seu tempo. Com a habilidade de transformar o Pop num gênero mais fluido, conseguiu tomar passos rumo a um Pop-Dance que o emplacaram mais primeiros lugares na Billboard de dança do que o Michael Jackson. Atualmente ele está ao lado de Madonna com esse título de cantor com mais canções em primeiro lugar nessa parada musical.

Seu sucesso superou de longe contemporâneos como Marc Anthony e Ricky Martin. Construiu uma carreira de pequenos passos que até hoje prova a força de uma trajetória bem construída. Iglesias focou em fazer música de qualidade, com parceiros que ajudaram a desenvolver suas ideias e se dedicou em consolidar uma sólida relação com seus fãs.

A estreia de sua carreira foi em 1995, com o seu álbum autointitulado que era composto de baladas de rock com hits como “Sí Tú Te Vas", "Por Amarte", "No Llores Por Mí" e "Trapecista". Ele teve cerca de 3 milhões de vendas só na primeira semana e rendeu a Iglesias um Grammy de Melhor Performance Pop Latina.

Depois de quatro anos, o cantor já tinha um enorme sucesso na música internacional. “Bailamos” só o consolidou ainda mais. Ela foi lançada como parte da trilha sonora do filme Wild, Wild, West (1999) e alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Ela foi produzida pela mesma equipe que escreveu e produziu o hit de Cher, “Believe”- Paul Barry, Mark Taylor, Barry e Brian Rawling.

Depois disso, naquele mesmo ano lançou o disco “Enrique” que contêm a participação de Whitney Houston na "Could I Have This Kiss Forever" e um cover da canção de Bruce Springsteen, "Sad Eyes". Esse projeto foi muito disputado por gravadoras para conseguirem assinar com o cantor. O terceiro single do álbum, "Be With You", se tornou seu segundo número um nas paradas.

Enrique volta com tudo em 2001, com o álbum “Escape”, que virou o seu maior sucesso comercial até hoje. Nele continham o seu hit número um, “Hero”, que se tornou a primeira canção assinada por Iglesias, liderando as paradas em todo o mundo.

Depois dessa conquista, as coisas ficaram cada vez mais promissoras para o cantor. Ele começou a compor e experimentar estratégias de saltar entre projetos de gravações em inglês e espanhol. Isso funcionou e ele, aos poucos, se estabeleceu como um dos maiores nomes em ambos os mercados. Esse foi um feito excepcional, já que naquela época ainda havia uma grande segregação entre os dois públicos.

Em “Insomniac” (2007) abraçou a cultura Pop-Club e desde então, ele estabeleceu esse estilo como uma de suas marcas registradas. Em ““Do You Know? (The Ping Pong Song)”, Iglesias registrou seu maior sucesso em anos e o som que criou o serviu para muitos lançamentos que viriam. Nessa mesma época fez colaborações estratégicas com Kelis (“Not In Love”), Ciara (“Takin' Back My Love”) e Lil Wayne (“Push”).

Ficou um tempo buscando novas influências urbanas, que trouxeram canções com fortes batidas dançantes. Em 2014, lançou a mega faixa latina “Bailando”, com Descemer Bueno e Gente De Zona. Esse se tornou um dos maiores sucessos do gênero de todos os tempos, passando mais de 40 semanas no topo das paradas latinas da Billboard. Ele, naquela mesma época, foi classificado como o segundo vídeo mais visto do Youtube, atrás de Katy Perry.

Sua canção abriu o caminho para novas produções a serem lançadas com força global. Sucessos como “Despacito”, dos porto-riquenhos Daddy Yankee e Luis Fonsi, não teriam acontecido sem o pioneirismo de Enrique. Ninguém deve ter dúvidas de que uma das principais figuras do Pop Latino é o criador de hinos, Enrique Iglesias.

Veja também:

FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR: A HISTÓRIA DE DIONNE WARWICK E WHITNEY HOUSTON

UM TOQUE ESPECIAL: FAIXAS QUE TEM A PARTICIPAÇÃO DE NILE RODGERS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. enrique iglesias completa 48 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.