Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“ABBA Gold”: 30º aniversário do álbum é celebrado com edição especial

Produtos de edição limitada já estão disponíveis na pré-venda

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Banda Abba para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Banda Abba para photoshoot.

Publicada em  

Após de três décadas do lançamento do projeto de grandes sucessos do ABBA, o quarteto anuncia a nova versão que celebra o aniversário do disco. A coleção dos grandes hits, “ABBA Gold” está prevista para ser divulgada no dia 23 de setembro e conta com canções como 'Dancing Queen', 'Take A Chance On Me', 'Mamma Mia', 'Super Trouper', 'Fernando', 'Waterloo' e 'The Winner Takes It All'.

A banda ABBA nos dias atuais
Toque para aumentar

O disco da banda sueca é uma das produções mais bem sucedidas na indústria da música, tendo vendido mais de 32 milhões de unidades ao redor do mundo. Outro marco impressionante, é o álbum ter sido o segundo mais vendido de todos os tempos no Reino Unido passando mais de 1.055 semanas no Official UK Albums Chart. Com isso, tornou-se o álbum mais antigo no Official Albums Chart Top 100 de todos os tempos.

Originalmente, o trabalho de 19 faixas foi lançado em 21 de setembro de 1992, e já foi reeditado diversas outras vezes. Um exemplo disso foi a remasterização do disco em 2010, que também foi reembalado para coincidir com o lançamento do filme musical inspirado no ABBA, “Mamma Mia!”

Capa do filme "Mamma Mia!"
Toque para aumentar

Para marcar a primeira divulgação desse álbum tão emblemático, sua edição comemorativa virá em múltiplos formatos, que serão: 2 novos LPs Picture Disc de vinil pesado, alojado em capa dobrável cortada; novo cassete dourado – também disponível em preto; e ouro 2LP – vinil dourado 2 x 180g. A nova edição limitada do ABBA também já está disponível para pré-encomenda aqui.



O grupo, composto por Björn Ulvaeus, Benny Andersson, Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, lançou sua última obra em novembro do ano passado. Intitulado “Voyage”, o nono disco de estúdio rendeu muita visibilidade à banda – já que estreou na segunda posição da Billboard 200. Além disso, o primeiro single do álbum, "I Still Have Faith in You", rendeu ao grupo sua primeira indicação ao Grammy.

Confira todos os produtos que serão lançados da coleção de aniversário do ABBA:

Coleção completa do novo disco do ABBA
Toque para aumentar

Relembre a um pouco sobre a banda

Formado em Estocolmo, no ano de 1972, ABBA foi criado utilizando as iniciais dos cantores. Iniciaram a carreira já fazendo um sucesso estrondoso com suas produções, principalmente após vencerem o Eurovision Song Contest 1974 no The Dome, em Brighton, Reino Unido. Assim, se tornaram um dos grupos de maior sucesso comercial na história da música, liderando as paradas mundiais de 1974 à 1982.

ABBA nos anos 70
Toque para aumentar

A sonoridade do quarteto é absolutamente única, e isso é resultado da química marcante entre os integrantes. Até porque, Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida se casaram apenas em 1978.



Na época, os casais tiveram um grande impacto comercial na indústria fonográfica. Tal fenômeno levou o grupo a tornar-se o mais bem-sucedido da gravadora Universal Music Group e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.

O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos.

Como a banda é extremamente prestigiada, vendeu milhões de discos e foram considerados como os artistas mais bem sucedidos da história da música; acabaram fazendo parte do Rock and Roll of Fame.

Confira produção da banda no nosso quadro “Letra e Tradução”:



Veja também:

ROCKET MAN: DESCUBRA O SIGNIFICADO DA FAIXA DE ELTON JOHN

ARTISTA DA SEMANA: CARLY SIMON É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. abba gold 30 aniversario do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.