Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A velocidade que o coronavírus está se espalhando no Brasil

13 casos confirmados em menos de duas semanas

Placeholder - loading - Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil mostram o despreparo do governo/Divulgação
Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil mostram o despreparo do governo/Divulgação

Publicada em  

Hoje (06) foram confirmados mais cinco casos de coronavírus no Brasil, um crescimento desproporcional ao que estava previsto pelo Ministério da Saúde logo quando o primeiro caso foi confirmado. Atualmente, 10 estão em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e o último na Bahia. Dentre os 10 que estão em São Paulo, quatro deles contraíram o vírus nos Estados Unidos e Reino Unido. A chance epidêmica mundial já foi colocada em estado de alerta.

Veja também: Ministério da Saúde gera confusão sobre quarto caso de coronavírus

Mais de 100 mil pessoas estão infectadas mundialmente com o novo coronavírus, e 80 mil desses casos estão concentrados na China, local de origem da doença. A doença se espalhou por mais de 80 países, com 20 mil casos e mais de 260 mortes. Aqui na América Latina, a doença se espalhou por sete países: Argentina, Chile, Brasil, Peru, República Dominicana e Equador.

Aqui no Brasil, a doença estava com muita especulação, mas as declarações do Ministério da Saúde apontavam que não havia circulação do vírus dentro do Brasil, apenas de fora, porém, em menos de uma semana, já apareceram mais dois casos, e logo após isso, houve o deslize grave a respeito da confirmação do quarto caso assintomático. As equipes governamentais não estavam preparadas para receber um vírus com potencial imenso de contaminação epidêmica.

Essa falta de preparação, e a forma mal organizada de alertar a população fez com que houvesse uma divisão entre quem teme o vírus e quem está banalizando a situação. Essas especulações e formas de se tratar a verdade sobre o Covid-19 e o vírus, trouxe o descuido em divulgar se a infecção estava se espalhando dentro do Brasil, e com isso, a doença passou a se espalhar na velocidade que está sendo noticiada.

Todos os estados do Brasil estão com casos suspeitos do novo coronavírus, ontem (05) foi anunciado que a cidade de São Paulo é um foco de transmissão da doença, já que grande dos casos partem da capital paulista. Apesar da situação pré-epidêmica, o Ministério da Saúde ainda não declarou risco completo, mas na última coletiva, o Ministro afirmou mudanças nos protocolos de saúde pública.

As formas de se proteger do contágio do coronavírus, além do uso de máscaras, são: Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com sabão ou álcool em gel, evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, manter o ambiente regularmente limpo e ventilado. Os sintomas do Covid-19 são: Febre, dificuldade de respirar, tosse, e em casos mais graves aparece a síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Apesar da alta taxa de contaminação, o vírus só causou fatalidades em pessoas com idade avançada e baixa imunidade. Os casos no Brasil atualmente são 13 confirmados para 768 pacientes com suspeita.

Participe do grupo Coronavírus Brasil e receba em principais notícias em primeira mão.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a velocidade que o …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.