Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ABBA lança “Voyage”, último álbum da banda com músicas inéditas

O grupo também vai se apresentar em um show com hologramas dos integrantes previsto para maio de 2022.

Placeholder - loading - Foto: Facebook/ABBA/Reprodução
Foto: Facebook/ABBA/Reprodução

Publicada em  

Hoje, dia 5 de novembro, a banda sueca ABBA lança o primeiro álbum em quase 40 anos, “Voyage”, que, segundo Benny Andersson e Björn Ulvaeus, será o último com músicas inéditas do quarteto. A coletânea tem 10 músicas e sucede “The Visitors”, de 1981, o último lançamento do grupo desde sua separação, em 1982.

ABBA, Voyage
Toque para aumentar

A banda pop, que tem milhões de álbuns vendidos, também decidiu dar mais um presente aos fãs: um show com hologramas dos integrantes, em Londres, previsto para maio de 2022. Sim, hologramas! As vozes são as do ABBA de hoje, mas os membros controlarão os movimentos de avatares que irão representar suas versões de 1979.

ABBA
Toque para aumentar

O projeto holográfico, desenvolvido em colaboração com George Lucas, criador da franquia “Star Wars”, foi a motivação que o quarteto precisava para criarem mais músicas juntos.

Benny Andersson, 74, e Björn Ulvaeus, 76, ficaram com a tarefa de promover o álbum. Já Agnetha Fältskog, 71, e Anni-Frid Lyngstad, 75, decidiram ficar de fora.

Antes do lançamento de “Voyage”, o grupo havia surpreendido o público com a divulgação de três faixas inéditas da tracklist. Confira:

I Still Have Faith In You


Você sabia que os integrantes do ABBA eram casais? Agnetha e Björn se casaram em 1971 e Anni-Frid e Benny Andersson em 1978, mas anos depois as separações culminaram no fim do grupo, em 1982.

Assim, "I Still Have Faith In You" fala sobre a relação entre os quatro membros da banda, que ainda são bons amigos.

"É sobre perceber que é incrível estar onde estamos. Ninguém poderia imaginar isto, lançar um álbum após 40 anos e ainda sermos melhores amigos. Ainda gostando da companhia um do outro e tendo total lealdade", declarou Bjorn.

Don't Shut Me Down


Just A Notion


O mais novo álbum é icônico por alguns motivos. Além de ser o primeiro “sinal de vida” do ABBA desde sua separação, é também uma “máquina do tempo” para os fãs.

Mesmo que os vocais tenham mudado por causa da idade dos integrantes, o estilo das faixas continua similar ao que os ouvintes da banda sueca estão acostumados, levando-os diretamente às décadas de 1970 e 80.

Segundo Benny Andersson, “Voyage” é uma continuação de “The Visitors”, com ritmos mais sóbrios do que os presentes em “Waterloo” (1974), por exemplo.

Confira a tracklist completa de “Voyage”, assim como a playlist do álbum:

  1. "I Still Have Faith in You"
  2. "When You Danced with Me"
  3. "Little Things"
  4. "Don't Shut Me Down"
  5. "Just a Notion"
  6. "I Can Be That Woman"
  7. "Keep an Eye on Dan"
  8. "Bumblebee"
  9. "No Doubt About It"
  10. "Ode to Freedom"

Ouça alguns hits do ABBA para entender um pouco melhor a mudança estilística do quarteto sueco ao longo dos anos:

Waterloo


A canção pertence ao álbum de mesmo nome, lançado em 1974. Foi com a faixa que o ABBA venceu o Eurovision, configurando a primeira vitória da Suécia, com 24 pontos. Em 2005, “Waterloo” foi eleita a melhor canção dos 50 anos da história do festival.

ABBA
Toque para aumentar

Confira a apresentação do grupo em 1974:


One Of Us


A letra de “One Of Us”, hit principal de “The Visitors”, retrata a separação de Agnetha e Björn, seguindo a proposta do álbum lançado em 1981: afastar-se do pop leve que marcava o estilo da banda sueca. A mudança na música do ABBA permanece até os dias de hoje, com “Voyage”.

Porém, “One Of Us” não foi a primeira canção do quarteto a falar sobre o divórcio, mas sim “The Winner Takes It All”, do álbum “Super Trouper”, lançado em 1980. Confira:


O divórcio de Benny e Frid também foi transformado em uma composição de sucesso da banda; "When All Is Said and Done", de 1981. Ouça a faixa abaixo:


ABBA
Toque para aumentar

Agora que já viajamos um pouco pela trajetória musical do ABBA, ouça mais faixas de “Voyage”.

Bumblebee


A letra da canção é um pouco diferente das outras que o quarteto sueco já escreveu. Nela, ABBA fala sobre mudanças climáticas ao invés de corações partidos ou amores de verão: "É um absurdo nesta manhã de verão / Pensar que poderíamos estar presos / Dentro de um mundo onde tudo está mudando / Muito rápido para as abelhas se adaptarem".

Little Things

“Little Things” é diferente de todas as outras! A faixa fala sobre o clima natalino, a manhã de natal e Papai Noel. Confira:


Assista ao vídeo sobre o “Behind The Album”, ou “Por Trás do Álbum”, publicado pelo canal de YouTube do ABBA:


Veja também:

Bruno Mars e Anderson. Paak lançam novo singles com clipe do Silk Sonic

Wicked: Ariana Grande e Cynthia Eviro estrelam versão cinematográfica do musical

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. abba lanca voyage ultimo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.