Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Administração Biden luta por plano de ajuda à crise da Covid-19 de US$1,9 tri

Placeholder - loading - Presidente dos Estados Unios fala sobre planos de resposta à crise do coronavírus em evento na Casa Branca, Washington, EUA 22/01/2021 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos Estados Unios fala sobre planos de resposta à crise do coronavírus em evento na Casa Branca, Washington, EUA 22/01/2021 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por Susan Cornwell e Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - Autoridades do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentaram afastar preocupações dos republicanos de que sua proposta de alívio à pandemia de 1,9 trilhão de dólares é cara demais em uma ligação no domingo com parlamentares, alguns dos quais pressionaram por um plano menor, focado na distribuição de vacinas.

Parlamentares republicanos e democratas disseram que concordaram que levar a vacina da Covid-19 aos americanos deveria ser uma prioridade, mas alguns republicanos se opuseram a um pacote tão pesado apenas um mês depois que o Congresso aprovou uma medida de alívio de 900 bilhões de dólares.

'Parece prematuro considerar um pacote desse tamanho e escopo', disse a senadora republicana Susan Collins, que participou do call com Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, e outros importantes assessores de Biden.

Collins disse concordar que financiamento adicional é necessário para a distribuição da vacina, mas em um projeto de lei 'mais limitado', e planeja discutir tal medida com outros congressistas.

O senador Dick Durbin, o segundo democrata do Senado, disse que a ligação mostrou que o alívio do coronavírus era a principal prioridade de Biden.

'Não podemos esperar', disse a repórteres a vice-secretária de imprensa da principal da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

A Casa Branca não forneceu uma leitura da chamada, mas Jared Bernstein, membro do Conselho de Consultores Econômicos de Biden, disse à CNN depois que os 900 bilhões de dólares em alívio aprovados no final de 2020 só ajudariam por 'um mês ou dois'.

A pandemia da Covid-19 já matou mais de 417 mil americanos, tirou milhões do trabalho e está infectando mais de 175 mil americanos por dia.

Biden, que assumiu o cargo na quarta-feira, fez campanha com a promessa de tomar medidas agressivas contra a pandemia, que seu antecessor, o presidente Donald Trump, muitas vezes minimizou.

O governo Trump ficou muito aquém de sua meta de 20 milhões de americanos vacinados até o final de 2020 e não deixou nenhum plano para distribuir a vacina a milhões de americanos, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, no domingo.

Embora o Congresso já tenha autorizado 4 trilhões de dólares para responder à crise, a Casa Branca diz que 1,9 trilhão de dólares adicionais são necessários para cobrir os custos de resposta ao vírus e fornecer benefícios de desemprego e pagamentos aprimorados às famílias.

Pelo menos 16 senadores e dois deputados --o democrata Josh Gottheimer e o republicano Tom Reed-- participaram do call.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. administracao biden luta por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.