Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agricultores franceses pressionam governo e protestos se espalham

Placeholder - loading - Agricultores franceses bloqueiam autoestrada A16 com tratores para protestar contra pressões sobre preços, impostos e regulamentação verde, perto de Beauvais 23/01/2024 REUTERS/Abdul Saboor
Agricultores franceses bloqueiam autoestrada A16 com tratores para protestar contra pressões sobre preços, impostos e regulamentação verde, perto de Beauvais 23/01/2024 REUTERS/Abdul Saboor

Publicada em  

Por Clotaire Achi e Sudip Kar-Gupta e Tassilo Hummel

BEAUVAIS, França (Reuters) - Uma manifestação de agricultores bloqueou estradas ao redor da França nesta terça-feira e houve um acidente fatal, enquanto seus sindicatos pressionam o governo para reduzir regulamentações ambientais e para aliviar sua tentativa de baixar o preço para os consumidores.

Os protestos, entrando em sua segunda semana após respingarem de países vizinhos, são realizados no momento em que as campanhas para as eleições da União Europeia ganham embalo. A inquietação é o primeiro grande desafio do novo primeiro-ministro Gabriel Attal.

O governo se orgulha de lutar contra a inflação, pressionando o setor alimentício a baixar os preços nos supermercados. Mas, com protestos dos agricultores se espalhando pela Europa exatamente no momento em que produtores, fornecedores e varejistas concluíram suas negociações anuais de preços, muitos agricultores dizem que estão sendo prejudicados por essa política.

“Não retiraremos os bloqueios enquanto o primeiro-ministro não fizer anúncios muito concretos... O tempo de falar acabou, precisamos de ações”, disse Arnaud Gaillot, chefe do sindicato Jeunes Agriculteurs (Agricultores Jovens).

Horas depois de dirigentes sindicais terem se reunido com Attal, na segunda-feira à noite, novos comboios de tratores partiram durante a noite para bloquear estradas em todo o país, protestando contra o que os agricultores dizem ser preços e impostos injustos, bem como contra o excesso de regulamentação ecológica.

Um agricultor e sua filha foram mortos e outro membro da família ficou seriamente ferido quando um carro atravessou um bloqueio na região de Ariege, no sudoeste, segundo a imprensa francesa, citando o promotor local.

Comentando sobre o acidente na Assembleia Nacional, Attal afirmou que “toda a França rural está em luto”, acrescentando que se reuniria com todos os órgãos que representam os interesses dos agricultores nesta terça-feira e nos próximos dias.

(Reportagem de Sudip Kar-Gupta, Tassilo Hummel, Jean-Stephane Brosse, Piotr Lipinski, Gus Trompiz e Zhifan Liu, reportagem adicional de Piotr Lipinski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. agricultores franceses …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.