Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Agronegócio cresce 24,3% em 2020 e responde por mais de 1/4 do PIB do Brasil, diz CNA

Placeholder - loading - Colheitadeiras em atividade durante abertura da colheita de grãos em Caseara, Tocantins  REUTERS/Ueslei Marcelino
Colheitadeiras em atividade durante abertura da colheita de grãos em Caseara, Tocantins REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,06% em dezembro e fechou 2020 com uma expansão recorde de 24,31%, com o setor ampliando sua participação para mais de um quarto da economia do país, que teve desempenho negativo em outros segmentos por impacto da Covid-19.

Tanto a cadeia produtiva da agricultura quanto da pecuária tiveram expansões expressivas em 2020, avançando 24,2% e 24,56%, respectivamente, impulsionadas por uma alta de preços e safras recordes.

Com o resultado, o agronegócio ampliou para 26,6% sua participação no PIB total do país no ano passado, versus 20,5% em 2019, segundo estudo realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Todos os segmentos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro no geral tiveram alta em 2020, com destaque para o setor primário (56,59%), seguido por agrosserviços (20,93%), agroindústria (8,72%) e insumos (6,72%).

'O desempenho do PIB do agronegócio reflete a evolução da renda real do setor, em que são consideradas as variações tanto de volume quanto de preços reais', notou a CNA.

Entretanto, CNA e Cepea ressaltam que, apesar do resultado recorde do PIB no ano passado, a cadeia produtiva agrícola ainda se recupera de um cenário adverso de anos anteriores --no setor primário (atividade dentro da porteira), por exemplo, a renda real recuou 20% de 2017 a 2019, apesar do crescimento de 20% da produção no mesmo período, devido a preços.

O uso intenso de venda antecipada de grãos também contribuiu para que a maior parte dos produtores não se beneficiasse plenamente da forte alta dos preços ao longo de 2020, afirmou a entidade. Além disso, houve elevação dos custos de produção.

Em relação ao ramo pecuário, a elevação dos preços das proteínas animais em relação a 2019 e a expansão da produção e do abate de suínos e aves e da oferta de ovos e leite refletiram o resultado do ano passado no PIB.

'Mas o forte aumento nos custos de produção afetou negativamente as margens dentro da porteira e na agroindústria', disse a nota.

A CNA e o Cepea têm um cálculo mais abrangente do PIB do setor em comparação com o governamental IBGE, que calcula apenas o segmento primário.

O indicador para o PIB dentro da porteira, do IBGE, deverá voltar a crescer este ano, com a CNA projetando aumento de 2,5% sobre 2020, disse à Reuters o coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon, na semana passada.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. agronegocio cresce 243 em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.