Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Álbum, EP e outros: conheça as formas de lançar uma música

Cada forma possui suas singularidades e podem trazer um resultado diferente para o artista

Placeholder - loading - Fitas de vídeo, fitas de áudio e CD. - iStock
Fitas de vídeo, fitas de áudio e CD. - iStock

Publicada em  

Lançar uma música pode ser feito de diversas formas. Quando o artista fecha seu contrato com uma gravadora ou decide se lançar de forma independente deve decidir qual usar. Essa decisão se baseará em quantidade de trabalhos e no investimento que poderá ser feito.

A diferença básica entre esses formatos é a quantidade de músicas que trazem. Porém, podemos olhar com uma visão de empresários e entender que quanto mais músicas maior o investimento e maior o risco. Visto isso, quanto menor o artista menor é a probabilidade que lance um álbum.

Cds

Vamos entender a diferença dos formatos

  • Single

O single é uma faixa individual. Uma única música. A razão para seu lançamento pode variar de testar um novo artista no mercado até mostrar uma nova fase ou projeto de m artista já consagrado.

VInil
Toque para aumentar

O single serve muitas vezes como um convite para algo maior que está por vir. Em alguns casos elas podem ser lançadas com outras faixas, isso por conta de uma tradição vinda da época do vinil quando cada lado dos compactos tinha um single.

Um caso famoso aconteceu com os Beatles. A banda lançou o compacto qe tinha “Yesterday” no lado A e “I Should Have Known Better” no lado B.

  • EP

O EP – ou Extended Play - é o meio termo entre o single e o álbum. Em sua maioria tem mais de 3 músicas, mas não passa de 30 minutos de duração.

álbum EP
Toque para aumentar

Muitas vezes são usados como um lançamento menor entre dois grandes álbuns, mas também pode servir como uma preparação para um lançamento maior. Em alguns casos o EP também é usado para reunir singles lançados anteriormente.

  • Álbum

Por sua vez, o álbum é a consolidação de todo o projeto artístico pensado pelo músico. Tendo ou não sendo precedido por EPs ou singles, o álbum costuma ter mais músicas, por volta de 12 – ou 24 se for um álbum duplo.

Disco de VInil
Toque para aumentar

Muitas vezes o álbum a reunião de 2 ou 3 EPs lançados previamente. Outras vezes tem suas edições Deluxe com faixas a mais e novas versões de músicas que fizeram sucesso no lançamento original.

Veja também

UM PEDIDO DE PAZ PELA UCRÂNIA

LETRA E TRADUÇÃO: MICK JAGGER - HARD WOMAN

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. album ep e outros conheca as …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.