Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

8 discos de vinil mais raros do mundo

Obras de grandes estrelas estão na lista: The Beatles, The Rolling Stones e Queen

Placeholder - loading - Conheça 8 discos de vinil raros e as suas histórias   - iSotck
Conheça 8 discos de vinil raros e as suas histórias - iSotck

Publicada em  

Que os discos de vinil voltaram à moda muita gente já sabe, mas algo que tem sido um grande empecilho para os amantes do mundo da música são os custos e conseguir comprar as obras mais disputadas e exclusivas.

De fato, há diversos motivos pelos quais tornam um disco considerado raro e consequentemente caro, como por exemplo, há uma quantidade limitada de cópias que são produzidas e vendidas para o público, ou até mesmo os impostos dos produtos importados que elevam o preço consideravelmente. Além da extrema qualidade do material e a estética que fascina qualquer e todo colecionador fiel.

Por isso, a Antena 1 separou uma lista de alguns dos discos de vinis mais raros e incríveis com algumas de suas curiosidades. Confira:

"The Freewheelin" — Bob Dylan

"The Freewheelin" — Bob Dylan
Toque para aumentar

Você sabia que um dos primeiros álbuns de Bob Dylan, ‘The Freewheelin’, antes de ser lançado oficialmente, havia uma versão diferente pensada pelo artista e sua equipe? Isso mesmo!

Ao todo cerca de 4 músicas foram substituídas em uma nova versão da obra, mas a fábrica responsável pela demanda chegou a produzir e vender algumas cópias com essa seleção antiga. Por isso, poucos sortudos possuem essa raridade exclusiva em suas mãos.



"Bohemian Rhapsody / I’m In Love With My Car" — Queen

Bohemian Rhapsody / I’m In Love With My Car

A banda lendária conhecida como Queen fez uma versão especial para seu single de sucesso de Bohemian Rhapsody/I’m In Love With My Car.

A princípio o material foi feito como brinde de uma festa que homenageava a gravadora da banda, EMI Records. Nessa edição o vinil é azul com detalhes impecáveis, e foram produzidas apenas 200 cópias enumeradas.

Dessa forma, apenas os convidados presentes tiveram a honra de ter em mãos à obra exclusiva além de outros brindes personalizados, como um lenço, uma caneta e uma caixa de fósforos.

Relembre o single:



“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” - The Beatles

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” - The Beatles
Toque para aumentar

A edição especial dessa obra foi originalmente produzida para celebrar o Natal do ano de 1967, contendo uma seleção de best-seller dos Beatles. Na capa participam diversos executivos da Capitol Records, gravadora da banda na época, ao invés dos integrantes famosos do grupo.

Apenas 100 cópias foram fabricadas e distribuídas restritamente aos próprios executivos e os seletos amigos. Por isso quem a possui em mãos pode ser considerado muito sortudo justamente por ser um disco avaliado em milhares de dólares.



“Street Fighting Man/No Expectations” - The Rolling Stones

Street Fighting Man/No Expectations

O disco foi lançado em 1968, em um momento de agitação cultural e política ao redor do globo, por isso a capa teve de ser trocada para não desagradar seu público e eliminar qualquer possibilidade de confusão ou crítica negativa.

Então, foi rapidamente substituída por uma arte mais neutra e alternativa. Entretanto as cópias com a ideia original ainda circulam por ai e acabam disparando no valor para os colecionadores.



"The Beatles" (White Album) - The Beatles

"The Beatles" (White Album) vinil
Toque para aumentar

O álbum duplo que conta com 30 faixas, inicialmente foi intitulado e conhecido como ‘The Beatles’, mas um artista britânico chamado Richard Hamilton, encarregado da arte da obra, resolveu deixar a capa quase por completo em branco.

Sua intenção foi responder minimamente à explosão de imagens e cores de Peter Blake e Jann Haworth que foram os responsáveis pela arte do outro álbum, lançado um ano antes, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Por essa nova caracterização e estética o disco duplo ficou conhecido como "The White Album", assinada pelo próprio Richard e com um número carimbado na frente.

Assim os quatro primeiros números foram distribuídos entre os integrantes da banda, e as outras 96 cópias foram vendidas, fazendo com que qualquer cópia numerada abaixo de 100 seja bem valiosa.



“Yesterday And Today” - The Beatles

É praticamente impossível encontrar este disco de 1966 com sua capa original. O vinil original é tão raro que seus poucos exemplares custam em torno de 71 mil reais.

A imagem com os quatro vestindo aventais cobertos de carne e bonecas decapitadas era tão controversa que os registros foram rapidamente recolhidos.

Veja abaixo a primeira imagem do projeto:

“Yesterday And Today” - The Beatles
Toque para aumentar

Logo, a gravadora divulgou "Yesterday And Today" com outra foto, também da autoria de Whitaker, mas desta vez com a participação de um baú, em uma perspectiva mais sóbria e menos controversa.

"The Beatles" (White Album) vinil
Toque para aumentar

Rumores apontavam que a fotografia fazia uma crítica à Guerra do Vietname, ou até para um protesto contra o desmembramento dos álbuns originais dos Beatles nos Estados Unidos, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo o real motivo.

Relembre a principal faixa do álbum:



"God Save The Queen" — Sex Pistols

Apenas seis dias depois de ter assinado um contrato com a A&M Records, a banda de punk rock Sex Pistols foi dispensada da gravadora.

Com toda a tensão envolvendo a quebra do acordo, as 25 mil cópias do single de 'God Save The Queen' foram destruídas e poucas sobraram para contar história desse disco.

"God Save The Queen" — Sex Pistols
Toque para aumentar

Em 2019, uma das 10 unidades remanescentes do álbum foi leiloada no Reino Unido. E, acredite se quiser, O preço final, de acordo com a NME, ficou entre £12 e £15 mil – algo em torno de R$ 61,7 mil a R$ 77,1 mil.



"The Quarrymen" - John Lennon e Paul McCartney

Já pensou em pagar mais de 1 milhão de reais em uma única cópia do compacto do The Quarrymen? Você deve estar pensando: "mas que banda é essa?", é aí que eu te digo que era o grupo inicial de ninguém menos que John Lennon e Paul McCartney.

"The Quarrymen" - John Lennon e Paul McCartney
Toque para aumentar

Com a ajuda de Ian Shirley, editor do guia de preços de discos raros da Record Collector, o site Noble Oak fez uma lista dos 50 registros mais valiosos do mundo e, ao mesmo tempo, explicando o motivo de serem são tão valiosos.

O topo da lista, atualmente, fica por conta do compacto original do The Quarrymen, sendo essa a primeira encarnação do Fab Four.

Mas nem perca seu tempo configurando alertas no eBay ou em qualquer outro site de vendas. Ao que parece, o vinil está com Paul McCartney e declarou que até o momento não tem interesse em vendê-lo.



“Do I Love You (Indeed I Do)”/”Sweeter As The Days Go By” - Frank Wilson

O que dá para você fazer com 221 mil reais? Se você tiver todo esse dinheiro e não souber o que fazer com ele, você pode comprar o disco de vinil do cantor e compositor norte-americano, Frank Wilson.

“Do I Love You (Indeed I Do)”/”Sweeter As The Days Go By” - Frank Wilson
Toque para aumentar

Ao que tudo indica, todas as cópias promocionais deste álbum foram destruídas em 1965 por ordem de Berry Gordy, da gravadora Motown. Ele queria que Wilson se concentrasse em seu trabalho como produtor e não como cantor.

Atualmente, restaram apenas três cópias deste trabalho o que o tornou disco um verdadeiro graal para os fãs de soul.



Veja também:

8 filmes clássicos dos anos 80 disponíveis na Netflix

The Beatles and India: álbum inspirado no documentário tem data de lançamento

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. 8 discos de vinil mais raros …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.