Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Alemanha corre contra o tempo no Afeganistão

Após o Talibã assumir o controle do Afeganistão, a Alemanha se apressa para retirar seus cidadãos e funcionários locais em aviões militares

Publicada em  

Transcrito:

A Alemanha está mandando aviões militares para Cabul para retirar seus cidadãos e funcionários locais. Milhares de pessoas estão tentando fugir do Afeganistão após o Talibã retomar o controle do país. Críticos dizem que o governo alemão deveria ter reagido mais cedo aos sinais de que a situação iria piorar rapidamente.

Annalena Baerbock (Candidata a chanceler pelo Partido Verde): “Isso mostra que foi fatal para o governo alemão e para o Ministério das Relações Exteriores ignorarem a verdade. Antes do início das férias de verão, havíamos entrado com um pedido ao parlamento alemão para retirar as pessoas. Isso não foi feito, foi simplesmente negado”.

A frustração se faz sentir nas ruas de Berlim.

2º entrevistado (Sem identificação): “Agora é possível tentar proteger aqueles que podem ser retirados. Mas agora é apenas um último recurso. Agora, isso não tem nada a ver com ação política planejada”.

3ª entrevistada (Sem identificação): “Isso era evidente há anos: quando as tropas saíssem de fato, o Talibã marcharia até lá e a população ficaria indefesa. Sim, claro que a Alemanha tem que se unir novamente [com outros países] para que possam retornar para lá. Foi tudo em vão”.

4ª entrevistada (Sem identificação): “Desde 1945, não sentia tanta vergonha da política alemã. As pessoas que trabalharam para nós foram deixadas em apuros. Que tipo de pessoa nós somos?”.

Resgatar as pessoas no aeroporto de Cabul é uma corrida contra o tempo.

Veja também:

Belo Horizonte tira carros das ruas para criar ciclovias e áreas de lazer

A pianista mais velha do mundo

Escrito por DW

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. alemanha corre contra o tempo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.