Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Algumas famílias de imigrantes sequestrados pagaram resgates, diz ministra do México

Placeholder - loading - Ônibus com imigrantes sequestrados em Rio Bravo, no México  3/1/2024   Divulgação via REUTERS
Ônibus com imigrantes sequestrados em Rio Bravo, no México 3/1/2024 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Algumas das famílias de imigrantes venezuelanos e hondurenhos sequestrados pagaram resgates aos sequestradores antes de o grupo ser resgatado esta semana, disse a ministra da Segurança do México nesta sexta-feira.

Os 32 imigrantes foram sequestrados de um ônibus no fim de semana por homens armados que pretendiam extorquir dinheiro deles e de suas famílias nos Estados Unidos.

'Eles tiraram fotos e, na madrugada de 31 de dezembro, os sequestradores ligaram para as famílias para pedir dinheiro. Em alguns casos, foram feitos depósitos de uma parte do recurso exigido', disse a ministra da Segurança do México, Rosa Icela Rodríguez, em uma entrevista coletiva.

Os imigrantes foram abandonados por seus sequestradores e resgatados na quarta-feira na cidade de Reynosa, no Estado de Tamaulipas, norte do país. Seis dos imigrantes eram de Honduras e 26 eram venezuelanos, sendo que três tinham dupla nacionalidade com a Colômbia, informou o México.

Durante a coletiva de sexta-feira, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, rejeitou a especulação de que a polícia estivesse envolvida no sequestro, dizendo que a alegação que circulou na mídia local tinha como objetivo prejudicar o trabalho das forças de segurança.

Os imigrantes no México frequentemente dizem que são extorquidos pela polícia local e pelas autoridades federais quando se dirigem para o norte, em direção à fronteira.

Um número recorde de imigrantes atravessou a América Central e o México em 2023 para chegar aos Estados Unidos, fugindo da pobreza, da violência, das mudanças climáticas e dos conflitos.

(Reportagem de Valentine Hilaire, na Cidade do México, e Laura Gottesdiener, em Monterrey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. algumas familias de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.