Amazon faz primeiro desafio de uma Big Tech às regras de conteúdo online da UE
Amazon faz primeiro desafio de uma Big Tech às regras de conteúdo online da UE
Reuters
11/07/2023
Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) - A Amazon está desafiando sua inclusão em um grupo de empresas sujeitas às duras regras de conteúdo online da União Europeia, em um movimento que pode levar outras gigantes da tecnologia a seguir o exemplo.
A contestação no Tribunal Geral com sede em Luxemburgo, o segundo mais importante da Europa, é a primeira de uma Big Tech e ocorreu duas semanas depois que a varejista online alemã Zalando processou a Comissão Europeia sobre o mesmo assunto.
Sob a Lei de Serviços Digitais (DSA), que entrou em vigor no ano passado, 19 plataformas e mecanismos de busca foram rotulados como plataformas online muito grandes (VLOP), com mais de 45 milhões de usuários.
Uma designação VLOP exige que as empresas façam mais para combater o conteúdo online ilegal, fazer o gerenciamento de riscos, realizar auditorias externas e independentes e compartilhar dados com autoridades e pesquisadores.
A Amazon disse que não é a maior varejista em nenhum dos países da UE onde opera, que rivais maiores nesses países não foram designados como VLOPs e pediu ao Tribunal Geral que anulasse sua designação.
'A Amazon não se encaixa nessa descrição de 'plataforma online muito grande' sob a DSA e, portanto, não deve ser designada como tal', disse um porta-voz da Amazon nesta terça-feira.
“Se a designação VLOP fosse aplicada à Amazon e não a outros grandes varejistas em toda a UE, a Amazon seria injustamente selecionada e forçada a cumprir obrigações administrativas onerosas que não beneficiam os consumidores da UE.'
A divisão executiva da UE disse que tomou nota do questionamento da Amazon e defenderia sua posição no tribunal.
'O escopo da DSA é muito claro e está definido para cobrir todas as plataformas que expõem seus usuários a conteúdos, incluindo a venda de produtos ou serviços, que podem ser ilegais', disse um porta-voz da Comissão.
(Reportagem de Foo Yun Chee)
Reuters

