Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Amazônia deve ser pensada como oportunidade de investimento e não uma abstração, diz Guedes

Placeholder - loading - O ministro da Economia, Paulo Guedes. 08/03/2021. REUTERS/Ueslei Marcelino.
O ministro da Economia, Paulo Guedes. 08/03/2021. REUTERS/Ueslei Marcelino.

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta quinta-feira que a Amazônia precisa ser pensada como um 'espaço real' e não uma 'abstração' e que o desenvolvimento sustentável na região deve fazer parte de um esforço mais amplo de aumento de produtividade e modernização do Estado.

Em participação gravada para seminário virtual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Guedes disse que o BID e países da região amazônica já acolheram proposta brasileira para a criação de um fundo para a Amazônia que captará doações para a região, inclusive do setor privado.

'É preciso pensar na Amazônia como um espaço real, com oportunidades de investimento, com desafios, e não como abstração', disse o ministro, acrescentando que milhões de pessoas vivem e tiram seu sustento na região.

Ele ressaltou que o governo também reconhece que a floresta é um patrimônio que precisa ser preservado, 'produzindo bens e serviços ambientais que beneficiem a população local, o Brasil e o mundo'.

'A exploração insustentável da floresta é um sintoma de sistema econômico de baixa produtividade, à margem da lei e com perspectivas limitadas a curto prazo', disse Guedes.

O ministro elencou outras medidas tomadas pelo governo para a região, como a inclusão na carteira na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) de seis projetos de proteção florestal e da concessão de dois parques nacionais da Amazônia. A própria aprovação do marco do saneamento beneficiará particularmente a região, que tem grande carência de infraestrutura, destacou Guedes.

'O desenvolvimento sustentável da Amazônia deve ser parte de um esforço mais amplo de aumento de produtividade, melhoria de infraestrutura e do ambiente de negócios, de desburocratização, transformação e modernização do Estado brasileiro', disse o ministro.

(Por Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. amazonia deve ser pensada …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.