Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ANP aprova pagamento de R$740 mi à Petrobras referente à 1ª fase do subsídio ao diesel

ANP aprova pagamento de R$740 mi à Petrobras referente à 1ª fase do subsídio ao diesel

Reuters

16/06/2026

Placeholder - loading - Vista da sede da ANP (Agência Nacional do Petróleo) no Rio de Janeiro, Brasil, em 5 de novembro de 2019.    REUTERS/Sergio Moraes
Vista da sede da ANP (Agência Nacional do Petróleo) no Rio de Janeiro, Brasil, em 5 de novembro de 2019. REUTERS/Sergio Moraes

Atualizada em  16/06/2026

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO, 16 ​Jun (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o pagamento à Petrobras de aproximadamente R$740 milhões referente ao primeiro período do programa de subvenção econômica à comercialização de diesel, de 12 de março a 31 de março, segundo documento da autarquia visto pela Reuters.

A aprovação ocorreu na segunda-feira, após a agência apurar e verificar a conformidade do valor a ser pago pela União no âmbito do ⁠programa, ⁠criado pelo governo federal para reduzir ​os ‌impactos da alta do petróleo e de seus derivados com a guerra dos Estados Unidos contra o Irã.

A Petrobras havia registrado no balanço financeiro do primeiro trimestre o valor de R$741 ⁠milhões como contas a receber relativas ao primeiro período de ​apuração da subvenção econômica à comercialização de diesel, em março.

A ​ANP também aprovou na segunda-feira o pagamento ‌das subvenções ao ​diesel desse ⁠primeiro período para outros agentes: Refinaria Riograndense (R$487.306), On Petro Trading (R$13,3 milhões), Royal FIC (R$23,16 milhões) e Sul Plata Trading do Brasil (R$16,39 milhões), conforme outros ​documentos vistos pela Reuters.

Os valores serão corrigidos pela inflação.

A Petrobras aguarda a definição de valores a serem pagos nos outros programas e períodos de subsídios instituídos por conta da guerra, com subvenções à ​gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP, também conhecido como gás de cozinha), além do diesel.

A ANP demorou a iniciar os pagamentos, uma vez que apenas recebeu os documentos fiscais da Receita Federal em 22 de maio, segundo uma fonte a par da situação.

A autarquia já tem em mãos os dados do segundo ao quarto período do programa de subsídio ​ao diesel e planeja processá-los até o fim deste mês, para que ‌sejam liberados os pagamentos, completou ⁠essa fonte.

A pessoa afirmou que a agência ainda deverá receber dados da Receita referentes ao quinto período de subvenção ao diesel, ⁠e também outros relacionados aos programas de subvenção ⁠à gasolina e ao GLP.

Procurada, ⁠a ANP e ⁠a ​Petrobras não comentaram o assunto imediatamente.

(Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.