Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após início emotivo, democratas delinearão julgamento de impeachment de Trump

Placeholder - loading - Faixa de protesto contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump em frente ao prédio do Congresso dos EUA 09/02/2021 REUTERS/Erin Scott
Faixa de protesto contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump em frente ao prédio do Congresso dos EUA 09/02/2021 REUTERS/Erin Scott

Publicada em  

Por David Morgan e Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - Os parlamentares do Partido Democrata dos Estados Unidos começam a defender formalmente nesta quarta-feira o argumento de que o ex-presidente Donald Trump deveria ser condenado por incitar o cerco ao Capitólio, um dia depois de um Senado dividido concluir que seu julgamento de impeachment pode avançar, apesar de Trump já ter deixado o cargo.

A Câmara dos Deputados acusa Trump de ter incitado uma insurreição depois de fazer um discurso incendiário em 6 de janeiro exortando milhares de apoiadores a marcharem até o Capitólio dos Estados Unidos, onde congressistas estavam reunidos para certificar a vitória eleitoral do presidente Joe Biden.

Na terça-feira, o Senado votou de forma essencialmente partidária a favor do andamento do julgamento de impeachment, embora o mandato de Trump tenha se encerrado em 20 de janeiro. Seis dos 50 senadores republicanos alinharam-se aos democratas.

O desfecho leva a crer que os democratas enfrentarão uma batalha árdua para condenar Trump e impedi-lo de voltar a ocupar um cargo público. Uma maioria de dois terços do Senado precisa votar por sua condenação, o que significa que ao menos 17 republicanos teriam que confrontar a popularidade ainda grande de Trump entre os eleitores do partido.

O julgamento está transcorrendo dentro da câmara do Senado, de onde os senadores que agora atuam como jurados foram obrigados a fugir um mês atrás quando uma multidão invadiu o edifício.

Nove deputados democratas que atuam como procuradores contra Trump iniciaram os procedimentos na terça-feira exibindo um vídeo contundente que alternou trechos do discurso de Trump e cenas do ataque, incluindo alguns que mostraram policiais sendo agredidos e um agitador baleado fatalmente pelas autoridades.

Os democratas acusaram Trump de cometer um crime imperdoável ao incentivar seus apoiadores a impedirem uma transferência de poder pacífica, um bastião da democracia norte-americana.

'Se isto não é um crime digno de impeachment, então tal coisa não existe', disse o deputado Jamie Raskin, que fez um discurso emotivo contando como foi separado de sua filha e seu genro durante a violência.

Os advogados de Trump argumentaram que a retórica de seu cliente, incluindo as alegações falsas de que a eleição foi roubada, está protegida pela garantia da Primeira Emenda da Constituição à liberdade de expressão e que os indivíduos que invadiram o Capitólio são responsáveis por seu próprio comportamento criminoso, e não Trump.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos inicio emotivo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.