Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após nova alta do IPCA, Bolsonaro culpa impostos e 'fique em casa' por inflação

Placeholder - loading - Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 07/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto 07/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Pouco depois de o IBGE divulgar uma nova alta da inflação oficial do país nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro culpou, em entrevista a uma rádio do Espírito Santo, 'certos impostos' e as medidas de restrição adotadas por Estados e municípios para conter a disseminação da Covid-19 pela alta dos preços.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,25% em outubro, após alta de 1,16% no mês anterior.

No acumulado de 12 meses até outubro, o IPCA teve alta de 10,67%, contra alta de 10,25% do mês anterior. Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 1,05% em outubro, acumulando em 12 meses alta de 10,45%.

De acordo com os dados do IBGE, o setor que mais contribuiu para a alta da inflação em outubro foi Transportes, com alta de 2,62%.

Bolsonaro tem apontado o ICMS cobrado por Estados como principal responsável pela elevação dos preços dos combustíveis, embora os preços nas refinarias tenham sido constantemente reajustados para cima pela Petrobras, estatal controlada pela União chamada mais cedo nesta quarta de 'monstrengo' por Bolsonaro.

(Reportagem adiconal de Eduardo Simões, em São Paulo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos nova alta do ipca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.