Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Aprovação de Trump em relação à imigração cai à mínima no mandato, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

Aprovação de Trump em relação à imigração cai à mínima no mandato, mostra pesquisa Reuters/Ipsos

Reuters

26/01/2026

Placeholder - loading - Protesto contra o ICE após agentes federais terem matado um homem a tiros durante uma tentativa de detenção em Minneapolis 24/01/2026 REUTERS/Seth Herald
Protesto contra o ICE após agentes federais terem matado um homem a tiros durante uma tentativa de detenção em Minneapolis 24/01/2026 REUTERS/Seth Herald

Atualizada em  26/01/2026

Por Jason Lange

WASHINGTON, 26 Jan (Reuters) - A aprovação dos norte-americanos da política ⁠de imigração do presidente Donald Trump caiu para seu nível mais baixo desde seu retorno à Casa Branca em uma nova pesquisa Reuters/Ipsos, com a maioria dos norte-americanos dizendo que sua repressão à imigração foi longe demais.

A pesquisa, realizada em todo o país entre sexta-feira e domingo, reuniu respostas antes e depois de os agentes de imigração terem matado, no sábado, um segundo cidadão norte-americano em Minneapolis, durante confrontos com manifestantes protestando contra o envio de agentes de imigração por Trump a cidades dos EUA.

Apenas 39% dos norte-americanos aprovam o trabalho que Trump está fazendo em relação à imigração, abaixo dos 41% do início do mês, enquanto 53% desaprovam, segundo a pesquisa. A imigração foi um ponto positivo para a popularidade de Trump nas semanas seguintes à sua posse em janeiro ​de 2025. Em fevereiro, 50% aprovavam e 41% desaprovavam.

Trump venceu a eleição ⁠presidencial de 2024 ⁠depois de prometer um aumento histórico nas deportações. Agentes de imigração mascarados, muitas vezes com equipamentos táticos de estilo militar, tornaram-se uma visão comum em todo o país e protestos contra a repressão eclodiram em várias cidades, incluindo Minneapolis, onde os agentes de imigração responderam com força mortal.

Autoridades do governo Trump acusaram o enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, de agredir os agentes durante um protesto em Minneapolis, antes de um agente matá-lo a tiros, ‌embora esse relato tenha aparecido em desacordo com vídeos gravados por testemunhas. Semanas antes, em Minneapolis, um agente de imigração ​matou a tiros Renee Good, de 37 anos, outra cidadã norte-americana, durante ‌uma operação de imigração.

MAIORIA DIZ ​QUE ICE ​FOI LONGE DEMAIS

Para 58% dos entrevistados, os agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) foram 'longe demais' em sua repressão, enquanto 12% disseram que não foram longe o suficiente e 26% disseram que os esforços dos agentes foram 'mais ou menos corretos'. Cerca de nove ​em cada dez democratas disseram que os agentes foram longe demais, em comparação com dois em cada dez republicanos e seis em cada dez independentes.

Vídeos virais de confrontos causaram desconforto entre os parlamentares republicanos, muitos dos quais já estão enfrentando a raiva dos eleitores em relação ao aumento dos preços antes das eleições de meio de mandato de novembro, quando o controle do Congresso e a maioria dos governos estaduais estarão em disputa.

Um dos principais pré-candidatos republicanos ao cargo de governador de Minnesota, Chris Madel, desistiu de sua candidatura nesta segunda-feira, dizendo que a repressão havia ido longe demais e tornado a disputa impossível de ser vencida por um republicano.

Trump tem culpado os democratas pelas mortes a tiros, mas nesta segunda-feira pareceu menos conflituoso, dizendo que estava 'em um comprimento de onda semelhante' ao do governador democrata de Minnesota. Trump disse que ele e o governador Tim Walz tiveram uma 'conversa muito boa'.

AVALIAÇÃO GERAL SEGUE NA MÍNIMA DO MANDATO

O índice de aprovação geral de Trump caiu para 38%, igualando o nível mais baixo de ⁠seu atual mandato, dos 41% na pesquisa anterior da Reuters/Ipsos realizada em 12 e 13 de janeiro.

Embora as taxas de Trump tenham caído, ‌ele continua a ter um desempenho consideravelmente melhor em ⁠relação à imigração do que seu antecessor no cargo, o ex-presidente democrata Joe Biden. Os norte-americanos também continuam a ter mais confiança no Partido Republicano de Trump sobre a questão, com 37% dos entrevistados na última pesquisa dizendo que os republicanos ‍têm a melhor abordagem sobre imigração, em comparação com 32% que preferem os democratas. Os demais disseram que não tinham certeza ou que nenhum dos partidos era melhor.

A pesquisa, ​realizada ‌online em todo o país, reuniu respostas de 1.139 adultos norte-americanos e teve uma margem de erro de cerca de 3 pontos percentuais.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.