Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arábia Saudita reporta ataque a instalações de petróleo perto de Riad

Placeholder - loading - Ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, em Riad 08/04/2019 REUTERS/Stringer
Ministro da Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, em Riad 08/04/2019 REUTERS/Stringer

Publicada em  

Por Stephen Kalin e Rania El Gamal

RIAD/DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita informou que drones carregados de explosivos atingiram unidades de extração de petróleo na região de Riad nesta terça-feira, no que o governo chamou de ato de terrorismo, dois dias após navios petroleiros sauditas serem sabotados na costa dos Emirados Árabes Unidos.

O ministro da Energia do maior exportador de petróleo do mundo, Khalid al-Falih, disse que um ataque a duas unidades não interrompeu a produção da commodity nem a exportação de petróleo ou produtos derivados.

O ministro afirmou, em comentários televisionados pela mídia estatal, que os dois ataques recentes ameaçaram o abastecimento global de petróleo e comprovaram a necessidade de combater 'grupos terroristas por trás desses atos tão destrutivos', incluindo a milícia Houthi, apoiada pelo Irã no Iêmen.

Administrada pelos houthis, a Masirah TV citou uma autoridade militar nesta terça-feira dizendo que os houthis haviam lançado ataques com drones em 'instalações sauditas vitais'. Uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita combate os houthis no Iêmen há quatro anos.

O ataque desta terça-feira e a operação contra embarcações comerciais ao longo da costa dos Emirados Árabes Unidos ocorreram no domingo, à medida que os Estados Unidos e o Irã trocavam farpas sobre as sanções e a presença militar dos EUA na região.

Os Emirados Árabes Unidos não revelaram detalhes sobre a natureza do ataque a navios próximo de Fujairah, região vizinha ao Estreito de Ormuz, nem culparam qualquer parte ou país.

O Irã foi um dos principais suspeitos de sabotagem no domingo, apesar de Washington não ter provas conclusivas, disse um funcionário norte-americano familiarizado com a inteligência dos EUA na segunda-feira.

O Irã negou envolvimento e descreveu o ataque aos quatro navios comerciais como 'preocupante e terrível'. O país pediu uma investigação.

O embaixador dos EUA na Arábia Saudita disse que Washington deveria aceitar o que chamou de 'respostas razoáveis após a guerra', após determinarem quem estava por trás dos ataques perto de Fujairah.

'Precisamos fazer uma investigação completa para entender o que aconteceu, por que isso aconteceu e, em seguida, chegar a respostas razoáveis após a guerra', disse o embaixador John Abizaid a repórteres na capital saudita em comentários publicados nesta terça-feira.

'Não é de interesse (do Irã), não é do nosso interesse, não é do interesse da Arábia Saudita ter um conflito.'

((Tradução Redação Rio de Janeiro, +5521 2223 7141))

REUTERS DM PF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. arabia saudita reporta ataque …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.