Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aretha Franklin: clássico “Amazing Grace” completa 50 anos

A gravação do disco durou duas noites no templo da Igreja Batista de Los Angeles

Placeholder - loading - Foto/Reprodução: Aretha Franklin em show para TV americana. Fotografia: Jon Pack
Foto/Reprodução: Aretha Franklin em show para TV americana. Fotografia: Jon Pack

Publicada em  

O clássico álbum ao vivo “Amazing Grace” da cantora americana Aretha Franklin completou 50 anos de lançamento. A gravação foi originalmente lançada como um álbum duplo em 1º de junho de 1972, pela Atlantic Records.

O disco foi um sucesso comercial e de crítica, vendendo mais de dois milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, acarretou uma certificação de platina dupla para a Aretha, um grande marco na sua carreira.

Imagem de conteúdo da notícia "Aretha Franklin: clássico “Amazing Grace” completa 50 anos" #1
Toque para aumentar

Produzido como um álbum de música gospel, “Amazing Grace” tornou Aretha como um ícone sem precedentes nas músicas secular e gospel. Naquela época, Aretha Franklin se encontrava no auge de sua performance vocal, ao lado de James Cleveland e o coral comunitário do sul da Califórnia (EUA).

A gravação do disco durou duas noites em janeiro de 1972, no templo da Igreja Batista de Los Angeles, resultando em um álbum duplo com grande importância na forma de um registro documental e uma aula de história da música negra, cujas origens sempre estiveram ligadas à música gospel para inúmeros artistas que surgiram após Aretha.

Denominada como a Rainha da Soul Music, a artista tinha uma habilidade espontânea de evocar os mais puros sentimentos e emoções através da sua voz, com um grande ‘poder’ de transmitir ao público um pouco da sua fé.

Além da certificação dupla de platina, “Amazing Grace” abriu novos horizontes para que Aratha conquistasse um Grammy Awards de Melhor Performance de Soul Gospel em 1973.

A partir de 2017, ele se destaca como o disco mais vendido de toda a carreira de gravação de mais de cinquenta anos de Franklin, bem como o compilado de música gospel ao vivo mais vendido de todos os tempos.

Veja a tracklist completa do disco:

Disc: 1

1 Mary, Don't You Weep

2 Precious Lord, Take My Hand/You've Got A Friend

3 Old Landmark (Spoken Introduction)

4 Give Yourself To Jesus

5 How I Got Over

6 What A Friend We Have In Jesus

7 Amazing Grace

Disc: 2

1 Precious Memories

2 Climbing Higher Mountains

3 Remarks By Rev. C.L. Franklin

4 God Will Take Care Of You

5 Wholy Holy

6 You'll Never Walk Alone

7 Never Grow Old

“Amazing Grace” foi remasterizado e relançado em 1999 como um disco compacto de dois conjuntos com muitas tomadas inéditas. Um filme documentando a produção do álbum estreou em 2018.

O documentário acompanha a produção lendária da cantora gravando o álbum gospel mais vendido de todos os tempos na Igreja Batista Missionária New Temple. Ao lado de sua banda — e a presença ilustre dos Stones Mick Jagger e Charlie Watts — a artista dá tudo de si na apresentação.

Por incrível que pareça, “Amazing Grace” demorou 47 anos para ser lançado. O maior problema aconteceu devido a uma inexperiência técnica da equipe. Na época, eles acabaram dessincronizando o áudio das imagens, o que afetou dezenas de horas de gravações. Tudo isso — e mais a personalidade forte de Aretha — fizeram o projeto ser engavetado pela Warner Bros.

Confira o trailer oficial:



O disco ganhou tanto prestígio que será relançado neste ano em uma edição especial da Warner Music e Atlantic Records, está na seleta lista da Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.

Dica Antena 1

Veja também:

BONNIE TYLER COMPLETA 71 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM DA ANTENA 1

"ANGELS": ROBBIE WILLIAMS REGRAVA CLÁSSICO EM COMEMORAÇÃO AOS 25 ANOS DE CARREIRA SOLO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aretha franklin classico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.