Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aretha Franklin é a Artista da Semana

Musicista é considerada a Rainha do Soul

Placeholder - loading - Aretha Franklin – Photoshoot/Divulgação
Aretha Franklin – Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Aretha Louise Franklin nasceu no dia 25 de março de 1942, em Memphis, cidade do Tennessee, nos Estados Unidos. A cantora é filha de Barbara Siggers e Clarence LaVaughn Franklin, um pregador da Igreja Batista. Confira mais sobre a história e carreira da lendária cantora, ouvindo o podcast do artista sobre Aretha Franklin, clicando aqui.

A habilidade musical da musicista começou ainda muito cedo, com apenas 10 anos ela já performava na igreja. A cantora era chamada de “a voz de um milhão de dólares”, e uma série de celebridades da época passaram a frequentar sua casa. Por conta disso, o primeiro disco da cantora foi lançado quando ela apenas tinha 14 anos, com o título “Songs of Faith”.

Porém, não demorou muito tempo para ela desejar seguir outros rumos dentro da indústria, e se mudou para a cidade de Nova York para produzir uma fita demo com duas canções. Uma série de gravadoras ficaram interessadas pelo material da artista, dentre elas, a fantástica Motown Records. Contudo, ela optou por trabalhar com John Hammond, sob o selo da Columbia Records. Dentre os anos 1961 e 1966, Franklin realizou nove discos pelo selo da gravadora, todos com a produção de Hammond.

Após gravar uma série de covers pela Columbia, em janeiro de 67 a cantora não renovou o contrato com a produtora, e partiu para a Atlantic Records. No mesmo mês, Aretha gravou a canção “I Never Loved a Man the Way I Love You”, que foi um sucesso comercial impressionante. Logo após isso, a cantora se tornou um ícone com a regravação da faixa “Respect”, de Otis Redding, que tornou a assinatura da musicista.

Após anos se consagrando como a Rainha do Soul, Aretha marcou a indústria fonográfica com suas canções e regravações. Ela aparece na lista dos 10 maiores artistas de todos os tempos, da Rolling Stone, além de ter recebido uma série de honras e homenagens ao longo das décadas. Em 2010 a artista passou a tratar um câncer, e passou por uma série de cirurgias. As complicações pioraram com o tempo, e em 16 de agosto de 2018, Aretha Franklin faleceu, aos 76 anos, vítima de câncer de pâncreas. Quer conhecer mais sobre a história de Aretha Franklin, e ouvir alguns de seus principais sucessos? Então não deixe de conferir nosso Podcast do Artista clicando aqui!

Veja também:

Aretha Franklin: Jennifer Hudson cria ritmo soul para Ain't No Way

Aretha Franklin: Jennifer Hudson realiza canção original para filme de artista

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aretha franklin e a artista …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.