Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Argentina acerta empréstimo de US$775 mi com o Catar para pagar o FMI

Argentina acerta empréstimo de US$775 mi com o Catar para pagar o FMI

Reuters

04/08/2023

Placeholder - loading - Logo do FMI visto em sua sede, em Washington 04/09/2018 REUTERS/Yuri Gripas
Logo do FMI visto em sua sede, em Washington 04/09/2018 REUTERS/Yuri Gripas

(Reuters) - O governo da Argentina fechou um acordo nesta sexta-feira com o Catar para um empréstimo de 775 milhões de dólares a serem usados para pagamento ao Fundo Monetário Internacional (FMI) com vencimento nesta sexta-feira.

A Argentina está enfrentando uma grave crise econômica com inflação altíssima e queda nas reservas do banco central, além de ter que pagar o FMI.

O ministro da Economia do país, Sergio Massa, disse na segunda-feira que a Argentina não usaria 'um único dólar de suas próprias reservas' para pagar o FMI.

O empréstimo do Catar terá a taxa de juros variável do FMI aplicável aos SDRs (moeda do FMI), que atualmente é de 4,033% ao ano, informou um decreto presidencial.

Os fundos 'financiarão o pagamento do vencimento da Argentina com o FMI (para encargos e sobretaxas) em 4 de agosto de 2023', afirmou.

Massa também confirmou na segunda-feira que o pagamento será feito com um empréstimo-ponte de 1 bilhão de dólares do banco regional de desenvolvimento CAF e 1,7 bilhão de dólares da segunda parcela de um swap com a China, um movimento feito recentemente para concluir parte de um pagamento de junho ao FMI.

(Reportagem de Nicolás Misculin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...