Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Barry White é destaque na programação

Conheça mais sobre a trajetória do cantor estadunidense

Placeholder - loading - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Publicada em  

Barry White é nome artístico de Barry Eugene Carter. Com 20 álbuns de estúdio na carreira, o estadunidense nasceu no dia 12 de setembro de 1944, em Galveston, Texas.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Barry White é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

Diferente de muitos nomes do mercado, White não foi um prodígio ou um ponto fora da curva. Até o fim da adolescência e o começo da vida adulta ele era uma pessoa como qualquer outra e não demonstrava grandes inclinações para a música.

Quando tinha 16 anos, o cantor foi preso por roubar pneus Cadillac e foi justamente nesse período conturbado de sua vida que a música chegou para ficar. Barry contou que ouviu Elvis Presley cantando "It's Now or Never" no rádio e que teve isso como pontapé para a mudança de vida.

A entrada no mundo da música começou no fim da década de 60, mas não foi através de seus talentos vocais, e sim por conta de sua atuação no backstage.

Barry White atuou como produtor musical. Ele foi responsável por vender músicas a artistas em ascensão, juntou grupos musicais e entregava até suas próprias composições.

Em 1972 criou o trio feminino Love Unlimited, baseado no sucesso das clássicas Supremes. Acabou que as três mulheres depois acabaram atuando como backing vocals para as canções solo de White.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Barry White é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

Em 1973, o cantor lançou seu primeiro álbum de estúdio chamado de “I've Got So Much to Give”. O projeto foi bem abraçado e garantiu seu primeiro hit nas paradas, O single "I'm Gonna Love You Just a Little More Baby" alcançou o primeiro lugar nas paradas de R&B da Billboard, bem como o terceiro lugar geral.

Depois desse primeiro projeto, Barry White se transformou em uma verdadeira máquina de fazer música. Até o fim da década de 70, ele havia lançado mais nove álbuns de estúdio, entre eles “Let The Music Play”, “Just Another Way To Say I Love You” e “Can't Get Enough”.

Em 1979, ele colocou fim a sua parceria com a Twentieth Century, gravadora responsável por todos seus sucessos anteriores, para inaugurar sua própria. Barry criou seu próprio selo em colaboração com a CBS/Columbia Records e nomeou de Unlimited Gold.

Na década de 80, os frutos que Barry colheu não foram tão promissores. Seu único single que conseguiu entrar nas paradas de sucesso foi "Change" de 1982, que subiu para a Billboard Hot 100 e também para a Billboard R&B Top 20.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Barry White é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

Além disso, seu empreendimento com a gravadora estava exigindo gastos muito altos e Barry estava saindo no prejuízo. Então, em 1983, ele decidiu encerrar de vez o negócio.

Depois de quatro anos, ele assinou com a A&M Records, e com o lançamento de “The Right Night & Barry White” de 1987, o single intitulado "Sho' You Right" chegou às paradas de R&B da Billboard, alcançando o 17º lugar.

Em 1989 ele lançou um álbum com um nome um tanto quanto sugestivo:“The Man Is Back!” - em tradução livre, o homem está de volta.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Barry White é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

Com esse projeto, Barry White conquistou três singles no Top Lisa Stansfield 40 nas paradas de R&B da Billboard: "Super Lover", que chegou à 34ª posição, "I Wanna Do It Good to Ya", na 23ª posição, e "When Will I See You Again", que alcançou o número 32.

Ainda nesse ano, Barry White fechou uma parceria inesquecível com Lisa Stansfield. Juntos, eles lançaram o tema “All Around the World”, que foi indicado a vários prêmios.



Com a década de 90, uma nova onda chegou com tudo! Em 1994, White lançou o álbum “The Icon Is Love”, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de álbuns de R&B da Billboard. O projeto foi indicado ao Grammy Awards na categoria Melhor Álbum de R&B mas perdeu para “CrazySexyCool” de TLC.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Barry White é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

Em julho de 2003, Barry White faleceu aos 58 anos de idade, vítima de falência renal. O cantor sofria de pressão arterial alta e estava à espera de um transplante renal.

Barry deixou nove filhos para trás e uma legião de fãs inconsoláveis. A importância de Barry White para a música norte-americana é realmente grande, sua influência inspirou diversos artistas do país, conquistando admiradores internacionalmente.

Confira faixas de Barry White em nossa programação:


Veja também: GUITARRISTA JEFF BECK MORRE AOS 78 ANOS

THE WEEKND ESTÁ TRABALHANDO EM NOVAS MÚSICAS


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana barry white …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.