Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: The Corrs é destaque na programação da Antena 1

Quatro irmãos que pela música continuam a deixar suas marcas no mundo

Placeholder - loading - A banda "The Corrs" para photoshoot. - Divulgação
A banda "The Corrs" para photoshoot. - Divulgação

Publicada em  

The Corrs é uma grande banda de folk rock e pop rock que nasceu na Irlanda. Sua constituição foi feita por quatro membros, que são irmãos, três irmãs e um irmão da família Corr, são eles: Sharon, Caroline, Andrea e Jim. No final dos anos 90, o quarteto começou a ganhar grande visibilidade, tanto nacional como internacionalmente. Na mesma época, os músicos contabilizavam mais sessenta milhões de vendas de álbuns pelo mundo.

Todos os membros da banda são naturais de Dundalk, Condado de Louth, ao norte da nação Irlandesa. Por terem contato com a música desde muito cedo por conta de seus pais, Gerry e Jean Corr, também serem artistas, eles então começaram a ter aulas de instrumentos na infância lecionadas por seu pai.

Leia mais: Artista da semana: Colbie Caillat é o destaque da programação

Com uma história muito grande e uma conexão natural com a música, eles nunca tentaram se basear no que o mundo estava produzindo, usando de suas raízes musicais para criarem o que queriam. Agora fique com as posições de cada membro:

  • Andrea Corr - vocal e flauta irlandesa
  • Caroline Corr - voz, bateria, piano e bodhrán (instrumento de percussão irlandês)
  • Jim Corr - voz, guitarra, piano e acordeon
  • Sharon Corr - voz e violino
Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: The Corrs é destaque na programação da Antena 1" #1
Toque para aumentar

Além de cada um possuir a sua respectiva posição na banda e seus instrumentos específicos, todos, sem exceção, tocam piano, que foi o instrumento que o pai do grupo lhes ensinou.

Curiosamente, o espírito de criar uma banda com os quatro surgiu a partir de audições que eles fizeram para o filme “The Commitments” que foi lançado logo no início da década de 90. Três deles, Jim, Sharon e Caroline, tiveram seus papéis atribuídos como músicos em algumas participações no longa e Andrea foi a única que realmente teve algumas cenas como atriz, interpretando Sharon Rabbitte, a irmã do protagonista. Naquele momento, as pessoas começaram a perceber quão talentosos eles eram, e foi John Hughes que foi um dos primeiros a entender isso, o que o tornou o empresário do grupo algum tempo depois.

Depois de decidirem por seguir com a ideia da banda, eles precisavam ganhar cada vez mais público para que esse sonho se tornasse realidade. Para isso, era interessante que eles pudessem se apresentar em diversos lugares e promover suas atividades ao longo do mundo. Podemos dizer que a primeira apresentação do grupo que resultou em grande sucesso foi a passagem deles no “The Late Late Show” em 93, o qual contava com Gay Byrne na apresentação do programa.

Naquele momento, o quarteto vivia uma situação um pouco desafiadora pois eles eram pouquíssimos conhecidos fora de seu país até o início de 94 e precisavam ganhar visibilidade externamente logo.

As coisas começaram a mudar quando o embaixador americano Jean Kennedy Smith, que trabalhava na Irlanda, convidou a banda a se apresentar em território americano, especificamente na cidade de Boston, que sediava a Copa do Mundo de 1994. Com essa grande oportunidade, eles tiveram a chance de serem vistos pelo mundo como também abrir shows de Celine Dion que estava em turnê.

Leia mais: U2: há 35 anos “With Or Without You” estava no topo da Billboard

Com o aumento do sucesso da banda, eles adicionaram mais dois músicos em seu quadro de membros, foram Anthony Drennan na guitarra e Keith Duffy no baixo, que entraram no grupo para auxiliar o som e produções do quarteto. Mesmo fazendo parte ativamente das atividades do The Corrs, ambos trabalhavam mais no backstage do grupo do que nas gravações da banda.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: The Corrs é destaque na programação da Antena 1" #2
Toque para aumentar

Agora vamos falar um pouco sobre música e os maiores sucessos do grupo. Eles debutaram com o primeiro disco chamado “Forgiven, Not Forgotten” que apresentou grande sucesso em países como Austrália, Suécia, Espanha, Irlanda,Reino Unido e no Canadá. Logo em seguida foi a vez de “Talk on Corners”, que da mesma forma do anterior, garantiu grande visibilidade e fãs para o grupo. Depois de um tempo, esses dois álbuns foram premiados com a certificação de Ouro nos Estados Unidos.

Ao longo da trajetória do grupo, não podemos esquecer das parcerias entre eles e outros artistas que com toda certeza ficaram para a história. Uma dessas colaborações podem ser pontuadas como a música "Canto Alla Vita" com Josh Groban, que foi gravada para seu álbum homônimo, que não só teve um bom recebimento como explodiu internacionalmente. Além de Groban, Rod Stewart, Alejandro Sanz, Ron Wood do The Rolling Stones, Sheryl Crow em "C'mon, C'mon" e Bono do U2 foram outros nomes que o quarteto já se relacionou. Fique agora com a lista discográfica do The Corrs para relembrarmos como foi essa trajetória:

Álbuns de estúdio

  • Forgiven, Not Forgotten (1995);
  • Talk On Corners (1998);
  • In Blue (2000);
  • Borrowed Heaven (2004);
  • Home (2005);
  • The Corrs - Live (1997);
  • The Corrs Unplugged (1999);
  • VH1 Presents: The Corrs, Live In Dublin (2002);
  • White Light (2015).


Eles continuaram em atividades e produções sem cessar até próximo de 2005. Um pouco depois, no ano seguinte, eles decidiram entrar em um período de hiatos quando suas carreiras estavam mais do que explodindo para se dedicarem a assuntos pessoais que sentiram a necessidade de dar a devida atenção. Durante esse período afastados dos palcos em conjunto, alguns deles como Sharon e Andrea iniciam projetos solo, produzindo alguns álbuns e faixas. Já Caroline priorizou sua relação com a família, e Jim, se dedicou ao ativismo político intenso.

Infelizmente, em 2015, o grande influenciador para que os quatro se tornassem uma banda, o pai do grupo, Gerry Corr faleceu aos 82. Eles ficaram extremamente sentidos quanto a esse acontecimento, que os motivou a retornar como banda. Eles então cantaram juntos pela primeira vez em muito tempo durante o velório do pai. Eles, em mais um momento, usaram da música para superar a dor. Anteriormente, eles dedicaram a canção “Angel” como homenagem a sua mãe, Jean Corr, que se foi em 1999.

Ali em novembro de 2015 aconteceu o lançamento do mais novo álbum do grupo "White Light". Eles não pararam por aí, cerca de dois anos depois eles anunciaram que entregariam um disco complementar ao mais recente, foi ele "Jupiter Calling", que explorou novas características em relação ao que o grupo já tinha feito antes. Lendas da indústria musical, o notório recebimento do público promoveu com que eles pudessem sair em uma pequena tour pela Europa. Com esse projeto, eles trouxeram novas estéticas e conceitos com roteiros singulares.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: The Corrs é destaque na programação da Antena 1" #3
Toque para aumentar

Com o passar dos anos, The Corrs mostraram que muito mais do que um grande grupo, eles são individualmente grandes artistas com projetos e atribuições gigantes no mundo como na indústria musical. Independentemente de suas pausas e períodos afastados dos palcos, eles sempre retornam trazendo o que tem de melhor pelas suas expressões musicais. Pensando nisso, não poderíamos deixá-los de fora e os selecionamos para serem nosso artista dessa semana.

Como nós da Antena 1 acreditamos que música nunca é demais. Separamos algumas músicas do The Corrs que fazem parte da nossa programação e são bem queridas entre nossos ouvintes. Relembre e confira alguns desses sucessos:

Veja também:

Gucci Cosmogonie: conheça a nova coleção

Playlist Antena 1: as 10 melhores músicas da Kim Carnes

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana the corrs e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.