Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ataques aéreos israelenses atingem base aérea síria; enviado dos EUA manifesta preocupação com escalada

Ataques aéreos israelenses atingem base aérea síria; enviado dos EUA manifesta preocupação com escalada

Reuters

18/08/2026

Placeholder - loading - Danos causados por ataques aéreos de Israel à base aérea de Abu al-Duhur, na Siria 18 de agosto de 2026 REUTERS/Stringer
Danos causados por ataques aéreos de Israel à base aérea de Abu al-Duhur, na Siria 18 de agosto de 2026 REUTERS/Stringer

DAMASCO, 18 Ago (Reuters) - Oito ataques aéreos israelenses atingiram uma base aérea ​no noroeste da Síria na madrugada desta terça-feira, informou a mídia estatal síria, em um episódio que o enviado dos Estados Unidos para a região classificou como uma “escalada desnecessária”.

A emissora estatal síria Ekhbariya, citando uma fonte militar, informou que o ataque atingiu a pista e as instalações de armazenamento da base de Abu al-Duhur, enquanto outra fonte militar e um civil que mora próximo à base afirmaram que não houve vítimas. As Forças Armadas de Israel se recusaram a comentar os ataques, e o Ministério da Defesa da Síria não se pronunciou.

“Estamos profundamente preocupados com o fato de que os ataques aéreos israelenses confirmados contra a Base Aérea de Abu al-Duhur constituam uma escalada desnecessária que não contribui para a estabilidade regional”, afirmou o embaixador Tom Barrack, enviado especial presidencial dos EUA para a Síria e ⁠o Iraque, no X.

“Os ⁠Estados Unidos continuam acreditando que a moderação e o ​diálogo oferecem ‌o caminho mais construtivo. Encorajamos todas as partes a priorizarem o diálogo racional em vez de novos incidentes militares”, acrescentou ele.

A base, a cerca de 70km da fronteira com a Turquia, está fora de serviço como aeródromo militar dedicado desde 2013 e mudou de mãos várias vezes durante os 14 anos de guerra civil na Síria entre forças leais ao ex-presidente ⁠Bashar al-Assad e facções da oposição.

Desde que Assad foi deposto no final de 2024, a base tem ​sido usada como centro de treinamento para o novo Exército da Síria, segundo a fonte militar.

Nos meses após a derrubada de ​Assad, Israel conquistou território no sudoeste da Síria e atacou grande parte ‌das armas pesadas e dos equipamentos ​das Forças ⁠Armadas sírias, enquanto autoridades israelenses expressavam preocupação com o histórico militante islâmico dos novos governantes da Síria.

Israel também bombardeava regularmente a Síria quando Assad estava no poder, com o objetivo de reduzir a influência iraniana no país.

Os ataques ocorrem em meio a um aumento das tensões de ​segurança entre Israel e a Turquia e a uma retórica cada vez mais acirrada entre os dois países em relação à Síria.

Ancara acusou Israel de tentar desestabilizar a Síria e minar seu novo governo. O ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, afirmou em 6 de agosto que Israel continuava a ameaçar a segurança da Síria por meio de seus repetidos ataques, pedindo pressão internacional sobre Israel ​para que respeite a integridade territorial da Síria.

A Turquia, que possui o segundo maior Exército da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e recentemente assinou um pacto de defesa com o Paquistão e a Arábia Saudita semelhante ao da Otan, tornou-se uma das principais aliadas do presidente sírio Ahmed al-Sharaa. O país vem treinando o Exército sírio, ajudando-o a reconstruir suas instituições estatais e infraestrutura, além de fornecer apoio militar e diplomático.

Não ficou claro de imediato se a Turquia estava envolvida na reforma da base, mas Ancara afirmou que estava ajudando Damasco em todo o país.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, por sua vez, emitiu advertências diretas ​ao presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, afirmando que Israel não permitiria medidas que fortalecessem as capacidades militares da Síria de forma a representar uma ‌ameaça a Israel.

A Síria realizou exercícios aéreos no norte ⁠do país no início de agosto utilizando caças MiG-21 de fabricação russa, os primeiros exercícios desse tipo desde a derrubada de Assad.

A emissora pública israelense Kan informou, em 11 de agosto, que autoridades de segurança israelenses haviam detectado sinais de que a Síria ⁠estava acelerando os esforços para reconstruir sua Força Aérea, incluindo o recrutamento de novos pilotos, ⁠treinamento de voo e um primeiro exercício envolvendo caças.

A Kan ⁠citou uma fonte de segurança ⁠israelense ​afirmando que Israel estava acompanhando de perto os desdobramentos e havia compartilhado suas preocupações com os Estados Unidos.

(Reportagem de Feras Dalatey e Tuvan Gumrukcu)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.