Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Atividade de serviços na China acelera em janeiro e contratações atingem máxima em seis meses, mostra pesquisa

Atividade de serviços na China acelera em janeiro e contratações atingem máxima em seis meses, mostra pesquisa

Reuters

04/02/2026

Placeholder - loading - Restaurante em Pequim 19/10/2025. REUTERS/Tingshu Wang
Restaurante em Pequim 19/10/2025. REUTERS/Tingshu Wang

Por Ellen Zhang e Ryan ⁠Woo

PEQUIM, 4 Fev (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu em janeiro no ritmo mais rápido em três meses, impulsionada pela força de novos pedidos e levando a contratação ao seu nível mais alto desde julho do ano passado, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da RatingDog China, compilado pela S&P Global, subiu de 52,0 em dezembro ​para 52,3 em janeiro, maior nível ⁠desde outubro. ⁠A marca de 50 pontos separa expansão de contração.

O resultado, juntamente com a pesquisa sobre o setor manufatureiro, aponta para uma melhora inicial para algumas empresas no início do ano. No entanto, eles contrastam com uma pesquisa ‌oficial que mostrou que tanto a atividade industrial quanto a ​de serviços perderam impulso.

De acordo com ‌a pesquisa da ​RatingDog, o ​PMI Composto, que combina os desempenhos da indústria e dos serviços, subiu para 51,6, em comparação com 51,3 em dezembro.

O crescimento de ​novos pedidos no setor de serviços acelerou em relação a dezembro. O lançamento de novos produtos também impulsionou os negócios de exportação.

Para lidar com o aumento da carga de trabalho, os prestadores de serviços contrataram mais funcionários em tempo integral e temporários no início do ano. Embora marginal, o aumento marcou a primeira alta no número de funcionários desde julho de 2025.

Os custos médios dos insumos aumentaram a um ritmo mais lento em janeiro, enquanto os preços de produção caíram, uma vez que ⁠alguns prestadores de serviços baixaram os preços para sustentar as vendas.

Olhando ‌para fevereiro, Yao Yu, fundador ⁠da RatingDog, disse que os serviços voltados para o consumo, como cultura e turismo, podem ter um crescimento impulsionado pelo ‍feriado prolongado de nove dias do Festival da Primavera. Os serviços de produção, por outro ​lado, ‌provavelmente entrarão em uma calmaria sazonal devido ao fechamento de fábricas.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.