Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Auditor aposentado José Barroso Tostes Neto será novo secretário da Receita

Auditor aposentado José Barroso Tostes Neto será novo secretário da Receita

Reuters

20/09/2019

Placeholder - loading - Um dos prédios do Ministério da Economia em Brasília 03/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Um dos prédios do Ministério da Economia em Brasília 03/01/2019 REUTERS/Adriano Machado

Atualizada em  20/09/2019

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O auditor fiscal aposentado José Barroso Tostes Neto, especialista em gestão fiscal e municipal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será o novo secretário especial da Receita Federal, assumindo o posto deixado por Marcos Cintra.

A informação, antecipada pela Reuters mais cedo nesta sexta-feira, foi formalizada pelo Ministério da Economia em nota à imprensa. Tostes Neto 'assumirá o cargo após a nomeação por decreto do presidente da República', afirmou o ministério.

Tostes Neto atuou como auditor fiscal até 2011, tendo assumido o cargo de secretário de Fazenda do Pará em seguida, no governo de Simão Jatene (PSDB), onde ficou até 2015. No BID, chefia equipe de projetos para o desenvolvimento, processamento, negociação e avaliação da gestão fiscal e subnacional.

No início desta semana, o presidente Jair Bolsonaro disse querer que um nome da própria Receita assumisse o comando do órgão, o que tirou o favoritismo da advogada Vanessa Canado, até então uma das mais cotadas para a função.

'A única interferência minha agora na Receita é que eu quero alguém da Receita para estar à frente da Receita', disse Bolsonaro em entrevista ao Jornal da Record veiculada na noite de segunda-feira.

Cintra foi exonerado do comando da Receita em meio à demora na formatação final da reforma tributária e polêmica em torno da proposta, apoiada pelo ministro Paulo Guedes, para a criação de um novo imposto sobre transações financeiras.

No ano passado, Tostes Neto se candidatou a uma lista tríplice organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco) para o cargo de secretário da Receita, mas não ficou entre os mais votados.

(edição de Isabel Versiani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.