Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Aumente sua produtividade ouvindo a Antena 1

    Antena 1 pode fazer você render mais

    Placeholder - loading - Pessoa mexendo na mesa de som (Foto: Pixabay)
    Pessoa mexendo na mesa de som (Foto: Pixabay)

    Publicada em  

    A rádio tem uma curadoria para escolher as melhores músicas para os seus ouvintes.

    Sabia que ouvir música, além de ser divertido e relaxante, pode também fazer com que você renda mais no trabalho? Um novo estudo descobriu que a dopamina, um neurotransmissor que desempenha um papel importante em nosso funcionamento cognitivo, emocional e comportamental, tem um papel direto na experiência de recompensa induzida pela música. As novas descobertas foram publicadas nos Anais da Academia Nacional de Ciências.

    “Na vida cotidiana, os humanos buscam regularmente participar de experiências altamente complexas e prazerosas, como ouvir música, cantar ou tocar, que parecem não ter nenhuma vantagem específica de sobrevivência. Entender como o cérebro traduz uma sequência estruturada de sons, como música, em uma experiência agradável e gratificante é, portanto, uma questão desafiadora e fascinante ”, disse a autora do estudo, Laura Ferreri, professora associada de psicologia cognitiva da Universidade de Lyon.

    “Na literatura científica, havia uma falta de evidência direta mostrando que a função da dopamina está causalmente relacionada ao prazer evocado pela música. Portanto, neste estudo, por meio de uma abordagem farmacológica, queríamos investigar se ela, que desempenha um papel importante na regulação de experiências de prazer e motivação para se envolver em determinados comportamentos, desempenha um papel direto na experiência de prazer induzida pela música. ”

    Os pesquisadores manipularam a transmissão dopaminérgica de 27 participantes enquanto ouviam música. Nas três sessões diferentes, separadas por pelo menos uma semana, os especialistas administraram oralmente a cada participante um precursor da dopamina (levodopa, que aumenta a disponibilidade dopaminérgica), um antagonista da dopamina (risperidona, para reduzir a sinalização dopaminérgica) e placebo como forma de controle.

    Os pesquisadores descobriram que a risperidona prejudicou a capacidade dos participantes de experimentar o prazer musical, mas a levodopa aumentou.

    “Este estudo mostra pela primeira vez um papel causal da dopamina no prazer e na motivação musical: apreciar uma peça musical, obter prazer dela, querer ouvi-la novamente, estar disposto a gastar dinheiro com isso, depende fortemente da dopamina lançado em nossas sinapses ”, disse Ferreri ao PsyPost.

    “Não podemos concluir que tomar dopamina aumentará seu prazer musical. O que podemos dizer é muito mais interessante: ouvir a música que você ama fará com que seu cérebro libere mais dopamina, um neurotransmissor crucial para o funcionamento emocional e cognitivo dos seres humanos”, disse Ferreri.

    Um outro estudo, inclusive, mostrou que cirurgiões experientes faziam operações mais rápidas e precisas quando escutavam música. Assim, tarefas cotidianas, que já sabemos “de cor”, ficam muito mais prazerosas e simples.

    Pensando nisso, a Antena 1 tem o cuidado de selecionar as músicas ideais para os seus ouvintes. A rádio conta com uma curadoria especializada que trabalha elaborando uma playlist ideal para quem quer relaxar, se divertir e, claro, fazer isso enquanto trabalha, de forma produtiva.

    E as pessoas parecem sentir na prática estes benefícios, já que 83% da população em 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouvem rádio, segundo dados do Ibope. Ou seja, 3 a cada 4 pessoas escutam rádios todos os dias, cerca de 4 horas e 33 minutos por dia!

    Quer desfrutar das nossas músicas? Então você pode nos acompanhar online clicando aqui, ou então baixar o nosso aplicativo para Android ou iOS! E, claro, você também pode sintonizar na frequência 94.7 para curtir a nossa programação pensada especialmente para a sua rotina!

    Últimas Notícias

    Placeholder - loading - Imagem da notícia 6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    6 músicas internacionais que têm samples de outras canções

    Sample é um termo bastante conhecido no mundo da música, especialmente por compositores, cantores e gravadoras. Mas a verdade é que isso talvez seja algo que esteja guardado apenas para os profissionais da área. Sendo assim, esta matéria foi preparada para informar o leitor, com uma linguagem fácil para todos tenham conhecimento.

    A criação de uma música é muito mais complicada e detalhada do que o ouvinte comum acha. O glamour para os cantores e bandas, como premiações, discos de ouro e platina são apenas o final de um trabalho longo e extenso. Como, sabemos que para uma produção de música, uma equipe com vários profissionais é acionada.

    Para entender o sample, devemos voltar lá na origem do artificio, que teve notoriedade na década de 80, justamente com o crescimento das músicas eletrônicas e os arranjos, em versões de remix.

    Por mais moderno que possa parecer, uma técnica de samplear as faixas musicais são muito mais antigas do que pensamos. As primeira tentativas e estudos originaram o termo, surgiram na década de 40.

    Os franceses teóricos da música Pierre Schaefer e Pierry Henry, foram os pioneiros na preparação da chamada Musique Concrèt, que em resumo é arte de modificar um som.

    Como o próprio diz, o significado de Sample, do inglês para o português é basicamente “amostra”, e essa amostra é uma forma utilizada pelos produtores, em uma criação musical. Diferente do remix, o sample é uma base de um faixa já existente. Para deixar mais fácil para o entendimento.

    Quando um musico pega um violão para compor as primeiras notas de uma obra, ele levará para uma gravadora e produtor musical, e incluir aquele curto trecho instrumental na canção. Essa gravação do violão é uma amostra fica gravada, para o inicio da criação.

    O Sample não está limitado apenas nas gravações instrumentais, mas as vozes são muito presentes também. Muitos produtores usam de uma musica já existente para a elaboração de uma nova.

    Por isso, em algumas situações, é notório quando o ouvinte aprecia uma canção, e assemelha a mesma com outra. Assim, ‘samplear’ pode ser considerado uma forma de homenagear o criador.

    Músicas que utilizam sample

    Madonna - 'Hung Up'

    Do ritmo conhecido e apreciado por muitos, o single ‘Gimme ,Gimme, Gimme’ da banda aclamada ABBA, a diva Madonna, não economizou na homenagem ao grupo sueco. ‘Hung Up’ virou de fato um sucesso em 2005, e talvez poucos sabiam dessa similaridade.



    Confira a versão do ABBA:



    Beyoncé - 'All Night'

    A base feita pela estrela Beyoncé em ‘All Night’ foi de fato uma bela combinação com ‘Spottieottiedopaliscious’. A canção original veio da dupla de rappers americanos, Outkast.



    Confira a versão da dupla Outkast:



    Jennifer Lopez - 'Jenny From The Block'

    O grupo americano de hip hop, The Beatnuts, emprestou um de seus exemplares, ‘Watch Out Now’, para a cantora, compositora e atriz Jennifer Lopez. A batida presente na canção da J.Lo é mais um exemplo da utilização do sample. E vale ressaltar que isso não falta de criatividade, e sim uma admiração e homenagem.



    Confira a versão do grupo The Beatnuts:



    Ariana Grande - '7 Rings'

    Ariana Grande voltou ao passado e utilizou 'My Favorite Things', do clássico 'A Noviça Rebelde' em sua música "7 Rings".    

    23 H
    1. Home
    2. noticias
    3. aumente sua produtividade …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.