Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bachelet se diz alarmada com ameaça a indígenas e ativistas de direitos humanos no Brasil

Placeholder - loading - Alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, em Genebra 13/06/2022 REUTERS/Denis Balibouse
Alta comissária da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet, em Genebra 13/06/2022 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

(Reuters) - A chefe de direitos humanos da Organização das Nações Unidas, Michelle Bachelet, afirmou nesta segunda-feira estar alarmada com ameaças contra defensores de direitos humanos ambientais e povos indígenas no Brasil, em um apelo para que as autoridades assegurem respeito aos direitos fundamentais.

'No Brasil, estou alarmada com ameaças contra defensores de direitos humanos ambientais e povos indígenas, incluindo a exposição à contaminação por mineração ilegal de ouro. Casos recentes de violência policial e racismo estrutural são preocupantes, assim como ataques contra parlamentares e candidatos, principalmente afrodescendentes, mulheres e pessoas LGBTI+, antes das eleições gerais de outubro', disse ela em discurso ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

'Apelo às autoridades para que assegurem o respeito pelos direitos fundamentais e instituições independentes', reforçou ela.

As declarações de Bachelet ocorrem em meio à forte pressão internacional que o Brasil vem sofrendo decorrente do desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira há mais de uma semana em uma região com índios isolados no Vale do Javari, na Amazônia.

A chefe de direitos humanos da ONU indicou na mesma sessão que não buscará um segundo mandato, em um anúncio surpreendente.

Bachelet fez uma viagem à China no mês passado, pela qual foi criticada por grupos de direitos humanos e por alguns governos ocidentais, incluindo os Estados Unidos, que disseram que as condições impostas pelas autoridades chinesas à visita não permitiram uma avaliação completa e independente do ambiente de direitos humanos no país.

'Com meu mandato como alta comissária chegando ao fim, a quinquagésima sessão deste Conselho será a última que eu lidero', afirmou ela, sem dar um motivo para sua decisão.

(Por Ricardo Brito, em Brasília)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bachelet se diz alarmada com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.